Existem vários motivos para a baixa presença feminina nas Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática. A partir do assunto sobre “empoderamento” da mulher tem sido bastante discutido nos últimos tempos e traz à tona questões sobre desenvolvimento e liberdade, elementos primordiais para a emancipação dos indivíduos, visando à expansão de suas capacidades. O presente trabalho apresenta um relato de experiência do projeto desenvolvido com meninas do Ensino Médio, ressaltando as percepção de um grupo de meninas a respeito do papel delas na sociedade e nas ciências, bem como refletir sobre como essa percepção, tanto de si quanto do outro, afeta a construção de suas identidades. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada na escola estadual Ecit Izaura Falcão de Carvalho do município de Lucena-PB. Assim o objetivo principal deste projeto é proporcionar a prática-reflexiva sobre edificações populares em situação de vulnerabilidade social aos alunos da comunidade escolar; e ainda, promover a integração e reflexão entre a teoria social nestas formações e a possibilidade de pesquisar e desenvolver propostas de reformas físicas sustentáveis, no município de Lucena, Paraíba, Brasil, que possui um público de adolescentes entre 14 a 18 anos. Não existe um conceito único de sustentabilidade ou um caminho pré-definitivo para se projetar ou adaptar um edifício com maior valor sustentável, o projeto dependerá de interesses em buscar soluções analisando a fundo as características inerentes de cada caso. O projeto pretende realizar propostas de reformas sustentáveis com a utilização da substituição do pó da casca de marisco pelo agregado miúdo (areai) em residências dos alunos que possuam boa frequência com o intuito de diminuir a evasão escolar. Para o levantamento de dados foi utilizado um formulário original afim de fazer uma analise dos alunos da referida escola em situação de vulnerabilidade.