A iniciação na produção de jogos didáticos em cursos de Licenciatura em Geografia configura-se como uma oportunidade única de ampliação de repertório do futuro(a) docente da Educação Básica. Na biogeografia, essa compreensão ganha força em um momento em que há lacunas no desenvolvimento de jogos enquanto recursos didáticos que versem sobre temáticas biogeográficas no contexto da formação docente. A literatura científica há bastante tempo tem dedicado considerável atenção quanto à relevância do uso de jogos na formação docente em diferentes áreas do conhecimento, que se propõem a pautar a questão do jogo como dispositivo facilitador no processo de ensino e aprendizagem. A importância desses recursos didáticos em biogeografia encontra campo fértil nos estudos das temáticas físico-naturais da Geografia Escolar, o que demanda respostas efetivas quanto ao desenvolvimento de recursos didáticos. Nesse contexto, a biogeografia tem a oportunidade de contribuir para uma iniciação em jogos, engajada com uma formação acadêmica envolvida na proposição de soluções didático-pedagógicas. Na busca pela contribuição da superação dessa lacuna, o presente trabalho, de cunho qualitativo, diz respeito à uma reflexão teórica, que parte da literatura científica especializada dedicada ao desenvolvimento de jogos e sua articulação com as temáticas físico-naturais na educação geográfica, a fim de identificar experiências que inspirem a construção de jogos com temáticas biogeográficas. Dentre alguns resultados desse estudo, reconhece-se que a produção de jogos por que envolvem temáticas biogeográficas representa um caminho fértil para a superação de desinteresse discente quanto aos conteúdos ligados à Natureza.