A maior parte dos processos erosivos são desencadeados a partir das dinâmicas hidrológicas, modelando a paisagem a partir da desagregação, transporte e deposição de sedimentos. Estes processos ocorrem naturalmente, mas são potencializados por certas formas de uso e ocupação inadequadas. As estradas não pavimentadas causam a modificação morfológica das encostas, a compactação do solo, a retirada da cobertura vegetal, entre outras interferências que acentuam a erosão causada nestes locais. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo avaliar a produção de sedimentos em estradas não pavimentadas dentro de áreas de proteção ambiental. Para a simulação, foram selecionadas estradas não pavimentadas situadas dentro da área de drenagem do reservatório do Piraquara I, pois permeiam uma área expressiva da bacia e transitam entre legislações distintas de proteção ambiental. Desse modo, foi utilizado o modelo Geomorphic Road Analysis and Inventory Package (GRAIP), que gera uma estimativa anual da produção de sedimentos com base em um mapeamento detalhado da via e um modelo digital do terreno (MDT). A produção anual total de sedimentos foi estimada em 238,34 toneladas, com uma média do transporte específico de sedimentos para os canais de 2,56 ton/km²/ano. O modelo GRAIP se mostrou eficaz na quantificação e visualização do impacto das estradas não pavimentadas dentro da área de estudo. Caso a manutenção destas vias não for realizada adequadamente, a produção de sedimentos finos pode representar um grande agente poluidor dentro da bacia, que constitui um importante recurso para o abastecimento hídrico da Região Metropolitana de Curitiba