Um dos principais desafios na dinâmica de ensino-aprendizagem na Educação Básica, e em especial no Ensino de Geografia é a assimilação dos conteúdos de Geografia Física descrita na BNCC, suas aplicações nas práticas pedagógicas e processos de ensino-aprendizagem com os estudantes, foco de pesquisas recentes na academia. O objetivo do trabalho é apresentar e discutir a elaboração e desenvolvimento de maquetes de vulcões como material didático para o ensino de Geografia, destacando como esses modelos podem facilitar o aprendizado de Geomorfologia. Para tanto, os modelos foram elaborados durante um encontro de formação continuada com a participação de professores de Geografia da SEMED-Manaus. A reação dos docentes frente as atividades realizadas foram positivas, em especial pela vinculação dos conceitos apresentados a prática, e pelos recursos utilizados serem acessíveis aos docentes, facilitando a sua reprodução em sala de aula, com possibilidade do uso de diversos materiais para sua construção. Os docentes também apontaram o potencial da atividade para auxiliar os estudantes a entender as modificações nas formas de relevo. Este trabalho visa oferecer mais uma ferramenta metodológica que apoie tanto professores quanto alunos no ensino e na aprendizagem dos conteúdos de Geografia Física.