Este estudo investigou a percepção e os desafios da Educação Ambiental no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), destacando a importância dessa ferramenta na promoção de uma relação mais sustentável com o meio ambiente. Utilizando uma abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa envolveu análise bibliográfica, observação do ambiente físico e aplicação de questionários com membros da comunidade acadêmica. Os resultados revelaram uma falta significativa de integração e aplicação prática da Educação Ambiental, com problemas referentes ao descarte irregular de resíduos e infraestrutura inadequada sendo predominantes. A pesquisa apontou que, apesar de algumas disciplinas abordarem temas de Educação Ambiental, muitas outras não o fazem de maneira efetiva, evidenciando a necessidade urgente de um modelo de gestão ambiental mais coeso e de práticas educativas sustentáveis. Assim, o estudo conclui que a implementação de uma estratégia de Educação Ambiental mais robusta e integrada é crucial para melhorar a consciência e a gestão ambiental dentro do CCH da UFMA.