A importância do uso dos modelos didáticos concretos tridimensionais no ensino de geografia é algo consolidado, sendo a maquete o mais utilizado, embora com o advento da tecnologia de realidade aumentada nas últimas décadas, a SARndbox tem configurado-se como um importante recurso didático na abordagem acadêmica da Geografia Física e dos componentes físico-naturais da geografia escolar. A pesquisa objetiva sistematizar por meio do estado da arte a utilização da SARndbox na abordagem de conteúdos e conceitos da geografia física e dos componentes físico-naturais da geografia escolar. Do ponto de vista metodológico, realizou-se um levantamento bibliográfico buscando trabalhos científicos com a aplicação da SARndbox no ensino de geografia no site Google Acadêmico, obtendo-se 20 trabalhos entre artigos científicos, dissertações, teses, anais de congressos e livros, a partir dos quais analisou-se a origem, objetivo, instituições de ensino, público-alvo e principais aplicações, bem como conceitos e temáticas abordadas. Entre os resultados, constata-se que os trabalhos tem como objetivo discutir a SARndbox como um recurso que auxilia na compreensão dos alunos sobre processos geomorfológicos e hidrológicos, a partir da visualização tridimensional do relevo, elaborado principalmente por universidades e institutos federais de todo o Brasil e aplicado com alunos da Educação Básica, a partir de 2016. Conclui-se que a SARndbox exerce papel crescente na abordagem de conteúdos e conceitos do campo da Geografia Física, porém ainda distante da realidade das aulas de Geografia da Educação Básica.