O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Geografia, especialmente em cursos de Licenciatura, tem se mostrado uma estratégia eficaz para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo visa avaliar o potencial das TICs, particularmente o Google Earth, na produção de materiais didáticos como estratégia geoeducativa para o estudo geográfico. Para isso, foram desenvolvidas aulas expositivas-dialogadas baseadas na escolha de um tema gerador – o estudo da paisagem regional. Esse processo foi realizado em paralelo à seleção de TICs, leitura de bibliografia e utilização-discussão de diversos materiais didáticos empregados pelos próprios alunos, com base nos conteúdos abordados nos dois primeiros módulos. Posteriormente, os alunos realizaram apresentações e discussões com os materiais didáticos utilizados, explorando o potencial dessas ferramentas, além de discutirem as contribuições e dificuldades observadas. Durante a implementação dessas tecnologias no curso de Geografia da UERN, Campus Assú, observou-se que elas não apenas melhoraram a interação dos alunos com o conteúdo, mas também promoveram um aprendizado mais ativo e independente. As TICs oferecem recursos valiosos para a análise espacial, medição de distâncias e visualização de mudanças ambientais, tornando-se essenciais para o estudo da Geografia Física e da paisagem regional. A experiência com essas ferramentas durante o ensino remoto, provocado pela pandemia, evidenciou seu potencial para superar desafios educacionais, facilitando a integração entre teoria e prática. Em conclusão, as TICs se estabelecem como instrumentos indispensáveis no campo da educação geográfica, oferecendo novas possibilidades para enfrentar os desafios e contribuir significativamente na compreensão das dinâmicas paisagísticas.