As Unidades de Conservação (UCs) representam um dos espaços mais importantes na promoção de atividades educativas, interpretativas e de sensibilização ambiental. Sendo assim, o trabalho tem o intuito de ressaltar a importância e a contribuição do estudo do meio nessas áreas protegidas visando a promoção do ensino dos componentes físico-naturais. O Parque Estadual das Trilhas é um “laboratório aberto” para isso, tendo o foco das atividades junto à comunidade residente na Área de Proteção Ambiental (APA) da Praia de Jacarapé, localizada na cidade de João Pessoa. Para a realização do trabalho foi feito o levantamento bibliográfico e documental da área de estudo, seguido pelo reconhecimento através de fotos de drone. A pesquisa é embasada no conceito de Unidades de Conservação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), criado pela Lei Federal n° 9.985/2000, aplicando a metodologia do estudo do meio para divulgar a UC e os serviços ecossistêmicos proporcionados por ela, dentro de cada uma das categorias de classificação existentes. Os resultados se concentraram na identificação dos impactos ambientais no parque, relatados por membros da comunidade e do projeto, na verificação dos serviços ecossistêmicos proporcionados pela UC e como sua prestação está sendo afetada por tais impactos, enfatizando o papel da extensão universitária e do estudo do meio no compartilhamento dos saberes entre a universidade e a comunidade no que concerne ao Parque Estadual das Trilhas. Portanto, como a extensão universitária é crucial na formação do estudante ao permitir conhecer novas realidades e pontos de vista distintos.