Este trabalho investiga como a temática Natureza é tratada nos currículos de Geografia no Brasil, especialmente no contexto do Novo Ensino Médio (NEM), focando nos Estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. A escolha desses estados se deve ao seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023 e à similaridade em termos de complexidade e dinâmica ambiental, incluindo desastres naturais como deslizamentos e inundações. A pesquisa é qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico e documental sobre o ensino de Geografia. Após análise documental, foram tabulados os conceitos ligados à Geografia Física (atmosfera, hidrosfera, litosfera, solos, biosfera, geomorfologia, cartografia e risco) presentes nos currículos. A análise revelou que esses conceitos não estão claramente representados nos currículos, resultando em uma perda conceitual importante para compreender as relações entre sociedade e natureza. No currículo catarinense, as questões ambientais são abordadas diretamente em temas transversais e na categoria "Natureza e ambiente", enquanto no currículo fluminense, esses conceitos foram suprimidos da Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, aparecendo apenas em algumas disciplinas eletivas, especialmente voltadas para o Ensino Médio Técnico.