Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID – UEPB – MONTEIRO

Palavra-chaves: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DO, OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚB, DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA Pôster (PO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11806
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 465
    "inscrito_id" => 152
    "titulo" => "OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID – UEPB – MONTEIRO"
    "resumo" => "A elaboração do presente relato de experiência se deu apartir das experiências vivenciados pelos alunos bolsistas do PIBID – UEPB – CAPES da Escola Estadual João de Oliveira Chaves durante o período de intervenção em que foi trabalhada a aplicação de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para as turmas do ensino fundamental e médio daquela escola. O foco foi na realização da primeira fase de provas de anos anteriores e trabalhamos com os níveis 1, 2 e 3. Nosso objetivo era investigar o que os alunos esperam da prova e sobre o envolvimento deles com a OBMEP que pode e deve ser considerada como uma espécie de competição matemática e ainda pretendíamos investigar os conhecimentos prévios que os alunos têm para a realização dessas provas. Durante as semanas de aplicação da OBMEP em cada turma onde foi possível realizar a atividade de intervenção percebemos dos alunos que a minoria está interessada com a prova e que muitos necessitavam de atividades para aprimorar seus conhecimentos matemáticos e melhorar seu desempenho na olímpiada. Percebemos que os alunos têm apatia diante da leitura e em certos momentos eles deixam de ler a questão e marcam uma alternativa aleatoriamente sem está ciente se aquela é correta ou errada. O tempo estimado para a realização da prova é um dos obstáculos para aqueles alunos que realmente estão engajados em resolver as questões propostas e assim obtendo uma classificação para a segunda fase."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DO, OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚB, DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID152_31072015195209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO FÉLIX"
    "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11806
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 465
    "inscrito_id" => 152
    "titulo" => "OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID – UEPB – MONTEIRO"
    "resumo" => "A elaboração do presente relato de experiência se deu apartir das experiências vivenciados pelos alunos bolsistas do PIBID – UEPB – CAPES da Escola Estadual João de Oliveira Chaves durante o período de intervenção em que foi trabalhada a aplicação de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para as turmas do ensino fundamental e médio daquela escola. O foco foi na realização da primeira fase de provas de anos anteriores e trabalhamos com os níveis 1, 2 e 3. Nosso objetivo era investigar o que os alunos esperam da prova e sobre o envolvimento deles com a OBMEP que pode e deve ser considerada como uma espécie de competição matemática e ainda pretendíamos investigar os conhecimentos prévios que os alunos têm para a realização dessas provas. Durante as semanas de aplicação da OBMEP em cada turma onde foi possível realizar a atividade de intervenção percebemos dos alunos que a minoria está interessada com a prova e que muitos necessitavam de atividades para aprimorar seus conhecimentos matemáticos e melhorar seu desempenho na olímpiada. Percebemos que os alunos têm apatia diante da leitura e em certos momentos eles deixam de ler a questão e marcam uma alternativa aleatoriamente sem está ciente se aquela é correta ou errada. O tempo estimado para a realização da prova é um dos obstáculos para aqueles alunos que realmente estão engajados em resolver as questões propostas e assim obtendo uma classificação para a segunda fase."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DO, OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚB, DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID152_31072015195209.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO FÉLIX"
    "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A elaboração do presente relato de experiência se deu apartir das experiências vivenciados pelos alunos bolsistas do PIBID – UEPB – CAPES da Escola Estadual João de Oliveira Chaves durante o período de intervenção em que foi trabalhada a aplicação de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) para as turmas do ensino fundamental e médio daquela escola. O foco foi na realização da primeira fase de provas de anos anteriores e trabalhamos com os níveis 1, 2 e 3. Nosso objetivo era investigar o que os alunos esperam da prova e sobre o envolvimento deles com a OBMEP que pode e deve ser considerada como uma espécie de competição matemática e ainda pretendíamos investigar os conhecimentos prévios que os alunos têm para a realização dessas provas. Durante as semanas de aplicação da OBMEP em cada turma onde foi possível realizar a atividade de intervenção percebemos dos alunos que a minoria está interessada com a prova e que muitos necessitavam de atividades para aprimorar seus conhecimentos matemáticos e melhorar seu desempenho na olímpiada. Percebemos que os alunos têm apatia diante da leitura e em certos momentos eles deixam de ler a questão e marcam uma alternativa aleatoriamente sem está ciente se aquela é correta ou errada. O tempo estimado para a realização da prova é um dos obstáculos para aqueles alunos que realmente estão engajados em resolver as questões propostas e assim obtendo uma classificação para a segunda fase.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.