Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de minicurso sobre a Educação em Solos realizado durante o VIII Congresso Brasileiro de Geógrafos e Geógrafas, ocorrido na Universidade de São Paulo, no mês de julho de 2024. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, do tipo participante. Quanto aos objetivos, a pesquisa é classificada como descritiva. As atividades pedagógicas ocorreram no dia 11 de julho de 2024, das 8:00 às 12:00 horas, e contou com a participação de 11 professores e profissionais da Geografia de diferentes universidades do Brasil. Como resultados, constatou-se que os professores participantes das atividades, relataram a falta de formação continuada, alguns se sentiam até angustiados, pois, tinham dificuldades em desenvolver metodologias ativas sobre alguns conteúdos, principalmente aqueles voltados para a Geografia Física, inclusive os solos. Nesse contexto, constatou-se a importância de alinhar a teoria à prática na formação continuada, instigando os participantes a pensarem sobre diversas formas de abordar os solos nas turmas do Ensino Fundamental e Médio. Conclui-se que com a realização do minicurso, foi possível desenvolver e mostrar propostas pedagógicas sobre os solos para serem desenvolvidas na Educação Básica e conhecer mesmo que de forma breve, as dificuldades e anseios dos professores de Geografia atuantes na Educação Básica em relação a abordagem das temáticas físicos-naturais, com ênfase principalmente nos solos.