Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E HORTA ESCOLAR: UM ESTUDO REALIZADO COM DISCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

A educação ambiental nas escolas desempenha um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de compreender, respeitar e preservar o meio ambiente. A implementação de programas e projetos de educação ambiental na zona rural requer uma abordagem adaptada às características específicas dessas comunidades, que por vezes dependem diretamente dos recursos naturais para sua subsistência. Nessa direção, este estudo objetivou implantar uma horta escolar para fins didáticos, estimulando a prática de cuidados com o meio ambiente e a alimentação saudável na Escola Municipal Luiza Maria Augusta, zona rural do município de Governador Dix Sept Rosado, Rio Grande do Norte (RN). Como procedimento metodológico foram realizadas pesquisas bibliográficas e documental, bem como foram desenvolvidas atividades como palestras e a implantação da horta escolar com técnicas agroecológicas. Verificou-se que, o cultivo da horta foi uma atividade necessária, visto que possibilitou aos alunos uma maior segurança alimentar no seu dia a dia escolar, assim alcançando a meta do projeto que era a implantação de uma horta escolar. Por fim, foi notório a importância da implantação da horta para fins didático, contribuindo para o ensino de conteúdos curriculares de disciplinas como a geografia, ciências, língua portuguesa, entre outra, bem como aluviando no ensino de temas transversais como: saúde, cultura e meio ambiente.

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