O trabalho de campo no escopo das geociências é uma estratégia didática adequada para o desenvolvimento de aprendizagem de qualidade num quadro de natureza cognitiva, onde os estudantes poderão adquirir experiências e situações de educação criativas e diferentes das convencionais. Mediante o uso de questionários ao final das atividades propostas no trabalho de campo da disciplina de Fundamentos de Geologia, buscou-se analisar a percepção dos participantes das turmas de bacharelado e licenciatura em Geografia. Que se dividiram em práticas em laboratório e campo, precedidas de apresentação das técnicas empregadas, em forma de palestra/aula, além do uso da bússola de geólogo e sobre a importância da educação inclusiva para o ensino de Geologia. As atividades foram realizadas na cidade de Ouro Preto, com apoio de discentes de docentes da UFOP. Após a análise dos resultados foi possível perceber, que mesmo no início do curso de Geografia, com uma diferença sutil de currículo entre as turmas de bacharelado e licenciatura, os estudantes demonstraram uma percepção diferente sobre o conteúdo e práticas pedagógicas adotadas na disciplina de Fundamentos de Geologia. Isso indica que, as atividades obtiveram êxito, serviram de motivação para os estudantes em suas atividades futuras no curso e profissionais, e revelou a importância de se abordar os temas de educação inclusiva dentro de disciplinas que não sejam diretamente vinculadas à faculdade de educação. Bem como demonstra a importância do intercâmbio entre os cursos de Geografia e Engenharia Geológica, destacando-se a importância de atividades extensionistas no ensino superior.