Este trabalho parte do entendimento de que os jogos didáticos constituem uma ferramenta poderosa para o ensino e a aprendizagem em nível escolar, apresentando vantagens como a motivação e o engajamento dos estudantes. Pesquisas anteriores realizadas no Estado do Tocantins indicaram carência de materiais alternativos, baseados em situações regionais e locais, para a abordagem do clima como objeto de conhecimento da Geografia na educação básica. A partir desses pressupostos, objetivou-se desenvolver um jogo de tabuleiro, de baixo custo, denominado “Desafio do Clima”, bem como testá-lo em caráter experimental. Voltado ao 2º ciclo do nível fundamental, o jogo se baseia em um trajeto a ser percorrido, com inserções que evocam situações do clima, tanto de escopo teórico ou geral, quanto relacionadas às escalas regional e local, considerando as particularidades tocantinenses. Os resultados obtidos pela aplicação do jogo entre alunos de Licenciatura em Geografia e alunos do 6º ano do ensino fundamental indicaram o seu potencial como recurso didático válido à abordagem da temática, tendo apresentado boa avaliação e entusiasmo dos participantes.