Esta investigação tem como objeto central os meios auxiliares para o desenvolvimento das ações de ensino e de aprendizagem para todos os envolvidos na educação escolar. Entendemos como meios auxiliares os recursos pedagógicos, materiais e imateriais, que orientam e materializam as ações do professor e dos estudantes na atividade pedagógica (unidade entre a atividade de ensino e a atividade dos sujeitos em aprendizagem). O problema da investigação é compreender: Qual a função dos recursos pedagógicos nas ações de ensino e de aprendizagem considerando as leis gerais do desenvolvimento humano na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural? Definimos como objetivo geral investigar os recursos pedagógicos no processo de elaboração, desenvolvimento e reflexão da organização do ensino de Matemática para Educação Infantil e Anos Iniciais de escolarização. Esta pesquisa fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino, ao focalizar as múltiplas determinações do objeto, o que significa considerar a análise lógica-histórica, isto é, revelar a explicação do fenômeno em sua gênese na superação da aparência pela essência. Neste momento, apresentamos os resultados da pesquisa bibliográfica que teve como intuito de conceituar/ressignificar os recursos pedagógicos a partir dos fundamentos das leis gerais do desenvolvimento humano, propostas por Vigotski e seus colaboradores. Esperamos com essa pesquisa contribuir com conceitos e encaminhamentos didáticos de modo a consolidar o referencial teórico-metodológico adotado na organização do ensino, assegurando a aprendizagem e o pleno desenvolvimento psíquico de todas as pessoas envolvidas no processo educativo.