POVOS ORIGINÁRIOS, AFRICANOS E AFRODESCENDENTES – COLONIALISMOS E OUTRAS HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES DA TRANSMODERNIDADE E DA INTERCULTURALIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS OUTROS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM PERSPECTIVA DECOLONIAL E CONTRA COLONIAL
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116439 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 735 "inscrito_id" => 1897 "titulo" => "POVOS ORIGINÁRIOS, AFRICANOS E AFRODESCENDENTES – COLONIALISMOS E OUTRAS HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES DA TRANSMODERNIDADE E DA INTERCULTURALIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS OUTROS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM PERSPECTIVA DECOLONIAL E CONTRA COLONIAL" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões empírico, teórico e metodológicas oriundas de discussões de estudos sistematizados a partir em dois grupos de pesquisa do campo da Educação e de observações de campo feitas a partir de pesquisa de pós doutoramento ainda inconclusa. Em linhas gerais o trabalho resulta do esforço em apresentar uma proposta de reorientação cronologia e temática para estudo e ensino do chamado ‘período colonial’ no Brasil com o objetivo de descontruir as atuais e mais frequentes interpretações históricas que privilegiam as experiências do homem branco e colonizador em detrimento das vivencias de povos originários, africanos e afrodescendentes. A pesquisa, assim como os estudos bibliográficos, teve como principais referências autores latino americanos do campo da educação referenciados pelas discussões de Memória, Ensinos de História e da Decolonialidade entre outros. A pesquisa aponta para a necessidade de se construir novos referencias de memória, cronológicos e conceituais para o trato de temas como o colonialismo, resultando assim na construção de novas histórias e aportes didáticos efetivamente assentados e referenciados pelas experiências dos povos originários e afrodescendentes e suas leituras de mundo em terras panorâmicas. A pesquisa ainda sugere a importância de ser considerar as possibilidades de contribuição entre as perspectivas da decolonialidade e do contra colonialismo. Esta última como meta-sentido da primeira e aquela como uma efetiva e oportuna ferramenta de ação da segunda com vistas a contenção e eliminação do colonialismo." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1897_TB735_15072024231542.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "José R. Idafe" "autor_email" => "zrsrodrigues@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116439 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 735 "inscrito_id" => 1897 "titulo" => "POVOS ORIGINÁRIOS, AFRICANOS E AFRODESCENDENTES – COLONIALISMOS E OUTRAS HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES DA TRANSMODERNIDADE E DA INTERCULTURALIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS OUTROS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM PERSPECTIVA DECOLONIAL E CONTRA COLONIAL" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões empírico, teórico e metodológicas oriundas de discussões de estudos sistematizados a partir em dois grupos de pesquisa do campo da Educação e de observações de campo feitas a partir de pesquisa de pós doutoramento ainda inconclusa. Em linhas gerais o trabalho resulta do esforço em apresentar uma proposta de reorientação cronologia e temática para estudo e ensino do chamado ‘período colonial’ no Brasil com o objetivo de descontruir as atuais e mais frequentes interpretações históricas que privilegiam as experiências do homem branco e colonizador em detrimento das vivencias de povos originários, africanos e afrodescendentes. A pesquisa, assim como os estudos bibliográficos, teve como principais referências autores latino americanos do campo da educação referenciados pelas discussões de Memória, Ensinos de História e da Decolonialidade entre outros. A pesquisa aponta para a necessidade de se construir novos referencias de memória, cronológicos e conceituais para o trato de temas como o colonialismo, resultando assim na construção de novas histórias e aportes didáticos efetivamente assentados e referenciados pelas experiências dos povos originários e afrodescendentes e suas leituras de mundo em terras panorâmicas. A pesquisa ainda sugere a importância de ser considerar as possibilidades de contribuição entre as perspectivas da decolonialidade e do contra colonialismo. Esta última como meta-sentido da primeira e aquela como uma efetiva e oportuna ferramenta de ação da segunda com vistas a contenção e eliminação do colonialismo." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1897_TB735_15072024231542.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ROBERTO DA SILVA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "José R. Idafe" "autor_email" => "zrsrodrigues@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }