Este trabalho teve como objetivo analisar como se apresenta o ensino da Educação Física para os anos iniciais do ensino fundamental no Documento Orientador Curricular do município de Santa Maria/RS. Delineando como uma pesquisa documental, utilizou-se da análise temática para analisar o documento. Como resultados, observou que o Documento Orientador Curricular detalha o ensino de Educação Física para os anos iniciais, alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Para os 1º e 2º anos, enfatiza brincadeiras e jogos culturais, promovendo interação social e entendimento de regras. No 3º ano, introduz atividades rítmicas e expressivas para desenvolver coordenação e criatividade. O 4º ano foca em esportes e jogos de oposição, incentivando a cooperação e a compreensão de regras. No 5º ano, a ênfase está em esportes e atividades de aventura, promovendo autonomia e trabalho em equipe. O documento valoriza uma abordagem interdisciplinar e a formação contínua dos professores para melhorar o ensino-aprendizagem. Em conclusão, o documento revela-se como uma proposta bem fundamentada e alinhada com as diretrizes nacionais, promovendo uma Educação Física de qualidade, inclusiva e culturalmente rica para os anos iniciais do ensino fundamental. A implementação eficaz dessas diretrizes depende do compromisso dos educadores e do suporte institucional, garantindo o desenvolvimento integral dos alunos. É essencial que os professores de Educação Física estejam bem preparados e recebam formação contínua para que essas diretrizes sejam efetivamente implementadas.