Neste painel apresentamos uma discussão da Didática sobre formação, saberes e o currículo tecendo conceitos considerados centrais para a Didática, a partir de práticas pedagógicas e curriculares na busca de uma formação humana emancipadora. Partimos da fundamentação metodológica qualitativa, de análise documental, bem como as narrativas, para construir sentidos que corroborem para a construção de discussões profícuas no campo dos saberes didáticos e desenvolvimento profissional docente. Na primeira pesquisa apontou os principais resultados, que sinalizam os saberes didáticos e da formação e políticas curriculares de Educação Integral, em três instituições de jornada ampliada, em torno do conceito, interesse e proposições adotadas, no trabalho docente. Destacamos, também, os resultados de duas investigações realizadas: uma na Educação Infantil e a última pesquisa, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, nos cursos de Pedagogia. O primeiro trabalho versa sobre saberes didáticos e da formação, tecendo conceitos entendidos como centrais para a discussão em torno das políticas curriculares de Educação Integral que impactam trabalho pedagógico. O segundo trabalho apresentou os resultados baseados na Pedagogia Histórico-Crítica como uma concepção pedagógica capaz de enfrentar o discurso hegemônico, proporcionando a compreensão crítica da educação, envolvendo a interrelação teoria-prática. O terceiro trabalho assinalou como resultado que, os conteúdos e elementos da Didática estão presentes de forma expressiva na proposta curricular dos cursos presenciais de Licenciatura em Pedagogia dos Institutos Federais da Região Sul. Portanto, as pesquisas mostram as análises realizadas que culminaram em cidades das regiões: Nordeste e Sul do Brasil.