Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

O RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO AS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116424
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 712
    "inscrito_id" => 2686
    "titulo" => "O RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO AS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, em andamento, tendo como objeto de estudo o relatório de avaliação da criança na Educação Infantil. A pesquisa objetiva analisar o relatório de avaliação da criança enquanto instrumento norteador do fazer pedagógico, que conta a história do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil, e que reflete as concepções e práticas docentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como técnica a pesquisa documental, a partir da leitura e análise dos relatórios de avaliação das crianças. A análise dos dados será realizada a partir da análise de conteúdos, através do processo de leitura e análise dos relatórios de avaliação, onde organizaremos por meio do processo de categorização, os aspectos mais significativos que emergirem dos documentos. Essa pesquisa propõe lançar um olhar reflexivo para os relatórios como um instrumento avaliativo que diz sobre a aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir de concepções pedagógicas das(os) professoras(es) e como eles norteiam as práticas pedagógicas nesta etapa de ensino."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID2686_TB712_15072024224258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MERIAN APARECIDA POLUCENO DE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "MERIAN APARECID"
    "autor_email" => "mpoluceno@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116424
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 712
    "inscrito_id" => 2686
    "titulo" => "O RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLETINDO AS PRÁTICAS AVALIATIVAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, em andamento, tendo como objeto de estudo o relatório de avaliação da criança na Educação Infantil. A pesquisa objetiva analisar o relatório de avaliação da criança enquanto instrumento norteador do fazer pedagógico, que conta a história do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil, e que reflete as concepções e práticas docentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como técnica a pesquisa documental, a partir da leitura e análise dos relatórios de avaliação das crianças. A análise dos dados será realizada a partir da análise de conteúdos, através do processo de leitura e análise dos relatórios de avaliação, onde organizaremos por meio do processo de categorização, os aspectos mais significativos que emergirem dos documentos. Essa pesquisa propõe lançar um olhar reflexivo para os relatórios como um instrumento avaliativo que diz sobre a aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir de concepções pedagógicas das(os) professoras(es) e como eles norteiam as práticas pedagógicas nesta etapa de ensino."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID2686_TB712_15072024224258.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MERIAN APARECIDA POLUCENO DE FIGUEIREDO"
    "autor_nome_curto" => "MERIAN APARECID"
    "autor_email" => "mpoluceno@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho apresenta uma pesquisa de mestrado, em andamento, tendo como objeto de estudo o relatório de avaliação da criança na Educação Infantil. A pesquisa objetiva analisar o relatório de avaliação da criança enquanto instrumento norteador do fazer pedagógico, que conta a história do processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil, e que reflete as concepções e práticas docentes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como técnica a pesquisa documental, a partir da leitura e análise dos relatórios de avaliação das crianças. A análise dos dados será realizada a partir da análise de conteúdos, através do processo de leitura e análise dos relatórios de avaliação, onde organizaremos por meio do processo de categorização, os aspectos mais significativos que emergirem dos documentos. Essa pesquisa propõe lançar um olhar reflexivo para os relatórios como um instrumento avaliativo que diz sobre a aprendizagem e desenvolvimento da criança a partir de concepções pedagógicas das(os) professoras(es) e como eles norteiam as práticas pedagógicas nesta etapa de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.