FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: O SENSÍVEL COMO CAMINHO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116078 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 1453 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: O SENSÍVEL COMO CAMINHO" "resumo" => "O presente painel apresenta estudos e resultados de pesquisas sobre a formação docente inicial e continuada para a Educação Infantil na perspectiva do sensível a partir das narrativas de professoras e graduandos de Pedagogia. Expõe processos formativos que visam evidenciar uma formação que parta e retorne aos próprios sujeitos quando transita pelas e no entorno das suas narrativas. Narrar, ouvir, sentir, fazer, experienciar o encontro, a arte, a ludicidade, a natureza, os espaços, são parte de uma afiliação teórica que prima pela estesia, à experiência estética que acontece em múltiplas possibilidades. Resgatar a criança que lhe habita, a infância vivida em diferentes contextos, às singularidades dos sujeitos, através de diferentes linguagens e materialidades, ter nas mãos e no encontro destas com o outro, para um olhar e uma escuta sensíveis à criança e suas infâncias que são a centralidade dos fazeres pedagógicos dessa etapa da Educação Básica. Oralidade, escrita, fotografia, música, dança, coleta de materiais – coleção, intervenção plástica são dispositivos encontrados nesses estudos realizados em diferentes contextos que implicam em trazer às pessoas envolvidas a percepção sobre a estesia que as constitui. Estudos realizados em redes municipais do Rio de Janeiro, aponta para a necessidade e o direito de adultos e crianças vivenciarem outras formas, tempos e espaços de vida-formação. O intento é contribuir para caminhos formativos que trilhem por possibilidades do humano visando desdobramentos cotidianos em uma Educação Infantil que garanta às crianças um tempo/espaço de vida digna de ser narrada em todo o tempo." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1453_TB208_04102024103952.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA" "autor_nome_curto" => "MARTA" "autor_email" => "martamaia@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116078 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 208 "inscrito_id" => 1453 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: O SENSÍVEL COMO CAMINHO" "resumo" => "O presente painel apresenta estudos e resultados de pesquisas sobre a formação docente inicial e continuada para a Educação Infantil na perspectiva do sensível a partir das narrativas de professoras e graduandos de Pedagogia. Expõe processos formativos que visam evidenciar uma formação que parta e retorne aos próprios sujeitos quando transita pelas e no entorno das suas narrativas. Narrar, ouvir, sentir, fazer, experienciar o encontro, a arte, a ludicidade, a natureza, os espaços, são parte de uma afiliação teórica que prima pela estesia, à experiência estética que acontece em múltiplas possibilidades. Resgatar a criança que lhe habita, a infância vivida em diferentes contextos, às singularidades dos sujeitos, através de diferentes linguagens e materialidades, ter nas mãos e no encontro destas com o outro, para um olhar e uma escuta sensíveis à criança e suas infâncias que são a centralidade dos fazeres pedagógicos dessa etapa da Educação Básica. Oralidade, escrita, fotografia, música, dança, coleta de materiais – coleção, intervenção plástica são dispositivos encontrados nesses estudos realizados em diferentes contextos que implicam em trazer às pessoas envolvidas a percepção sobre a estesia que as constitui. Estudos realizados em redes municipais do Rio de Janeiro, aponta para a necessidade e o direito de adultos e crianças vivenciarem outras formas, tempos e espaços de vida-formação. O intento é contribuir para caminhos formativos que trilhem por possibilidades do humano visando desdobramentos cotidianos em uma Educação Infantil que garanta às crianças um tempo/espaço de vida digna de ser narrada em todo o tempo." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1453_TB208_04102024103952.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARTA NIDIA VARELLA GOMES MAIA" "autor_nome_curto" => "MARTA" "autor_email" => "martamaia@id.uff.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }