O presente painel apresenta estudos e resultados de pesquisas sobre a formação docente inicial e continuada para a Educação Infantil na perspectiva do sensível a partir das narrativas de professoras e graduandos de Pedagogia. Expõe processos formativos que visam evidenciar uma formação que parta e retorne aos próprios sujeitos quando transita pelas e no entorno das suas narrativas. Narrar, ouvir, sentir, fazer, experienciar o encontro, a arte, a ludicidade, a natureza, os espaços, são parte de uma afiliação teórica que prima pela estesia, à experiência estética que acontece em múltiplas possibilidades. Resgatar a criança que lhe habita, a infância vivida em diferentes contextos, às singularidades dos sujeitos, através de diferentes linguagens e materialidades, ter nas mãos e no encontro destas com o outro, para um olhar e uma escuta sensíveis à criança e suas infâncias que são a centralidade dos fazeres pedagógicos dessa etapa da Educação Básica. Oralidade, escrita, fotografia, música, dança, coleta de materiais – coleção, intervenção plástica são dispositivos encontrados nesses estudos realizados em diferentes contextos que implicam em trazer às pessoas envolvidas a percepção sobre a estesia que as constitui. Estudos realizados em redes municipais do Rio de Janeiro, aponta para a necessidade e o direito de adultos e crianças vivenciarem outras formas, tempos e espaços de vida-formação. O intento é contribuir para caminhos formativos que trilhem por possibilidades do humano visando desdobramentos cotidianos em uma Educação Infantil que garanta às crianças um tempo/espaço de vida digna de ser narrada em todo o tempo.