Esse estudo foi desenvolvido em interface com a pesquisa mais geral sobre o estado do conhecimento sobre a condição docente de professoras/es da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE-MG) conduzida pelo Grupo de Pesquisas sobre Profissão Docente (PRODOC) entre os anos de 2018 e 2024. Para esse trabalho, buscamos as orientações metodológicas da pesquisa coletiva do PRODOC, e como recorte temporal o intervalo entre 2008 e 2018. Nesse recorte, levantamos apenas teses e dissertações em que o descritor “formação inicial de professores” foi utilizado. A formação “inicial” de professoras/es é um elemento constitutivo da condição docente. Buscamos essa definição, nos estudos de Fanfani (2010) sobre condição docente como, “um ‘estado’ do processo de construção social do ofício docente”. Pois para esse estudioso “quando se quer estudar a condição docente, deve-se incluir no objeto, também, certas dimensões de sua subjetividade, tais como as percepções, representações, valorações, opiniões, expectativas etc.” Assim, ao analisar as dissertações e teses, podemos afirmar que as/os docentes dessa rede de ensino se encontram em um processo permanente de construção da condição docente, ou seja, do ser e do estar na profissão. Esse é um processo que movimenta desde as políticas de formação de professoras/es (“inicial” e continuada) perpassando pelos saberes necessários para o exercício da profissão