DINÂMICAS PSICOSSOCIAIS DA ESCOLA: A PRÁTICA DA CIDADANIA E AS COMPOSIÇÕES CULTURAIS DA MATEMÁTICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116399 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 667 "inscrito_id" => 1814 "titulo" => "DINÂMICAS PSICOSSOCIAIS DA ESCOLA: A PRÁTICA DA CIDADANIA E AS COMPOSIÇÕES CULTURAIS DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Este painel aborda as dinâmicas psicossociais de processos educacionais a partir das práticas dos sujeitos protagonistas dos estudos. Defende-se que, da infância à velhice, os papéis desses sujeitos devam ser legitimados pela cultura escolar no tocante à participação e à formação cidadã nos atravessamentos dos processos de ensino e de aprendizagem. No primeiro trabalho, "A Cultura Escolar de Sala de Aula de Matemática, seu Ensino e sua Aprendizagem: Um Estudo Psicossocial", infere-se como a cultura escolar implica na formação do campo representacional da matemática com consequências na aprendizagem e na autoimagem das crianças como alunas de matemática. No segundo trabalho, "Vozes que Ecoam na/para Práxis: Composições Culturais da Memória Escolar das Matemáticas por Pessoas Idosas (PIs)", revela-se como memórias escolares de idosas estudantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) contribuem para a ressignificação das práticas de ensino da matemática. O terceiro trabalho, "Educação Infantil e a Prática da Cidadania", professoras de educação infantil justificam as práticas educativas como narrativas que reforçam o papel ativo da criança na aprendizagem, fortalecendo o reconhecimento da criança como sujeito de direitos. Este painel oportuniza a discussão dos fenômenos investigados dada a plasticidade da Teoria de Representações Sociais e promove reflexões sobre inclusão, protagonismo e práticas educacionais transformadoras. É a capilaridade da RS como forma de saber, que permite contemplar tantas lógicas e racionalidades quantas necessárias à multiplicidade de situações socioculturais que caracterizam a experiência vivida no cotidiano escolar." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1814_TB667_26092024120612.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY" "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116399 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 667 "inscrito_id" => 1814 "titulo" => "DINÂMICAS PSICOSSOCIAIS DA ESCOLA: A PRÁTICA DA CIDADANIA E AS COMPOSIÇÕES CULTURAIS DA MATEMÁTICA" "resumo" => "Este painel aborda as dinâmicas psicossociais de processos educacionais a partir das práticas dos sujeitos protagonistas dos estudos. Defende-se que, da infância à velhice, os papéis desses sujeitos devam ser legitimados pela cultura escolar no tocante à participação e à formação cidadã nos atravessamentos dos processos de ensino e de aprendizagem. No primeiro trabalho, "A Cultura Escolar de Sala de Aula de Matemática, seu Ensino e sua Aprendizagem: Um Estudo Psicossocial", infere-se como a cultura escolar implica na formação do campo representacional da matemática com consequências na aprendizagem e na autoimagem das crianças como alunas de matemática. No segundo trabalho, "Vozes que Ecoam na/para Práxis: Composições Culturais da Memória Escolar das Matemáticas por Pessoas Idosas (PIs)", revela-se como memórias escolares de idosas estudantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) contribuem para a ressignificação das práticas de ensino da matemática. O terceiro trabalho, "Educação Infantil e a Prática da Cidadania", professoras de educação infantil justificam as práticas educativas como narrativas que reforçam o papel ativo da criança na aprendizagem, fortalecendo o reconhecimento da criança como sujeito de direitos. Este painel oportuniza a discussão dos fenômenos investigados dada a plasticidade da Teoria de Representações Sociais e promove reflexões sobre inclusão, protagonismo e práticas educacionais transformadoras. É a capilaridade da RS como forma de saber, que permite contemplar tantas lógicas e racionalidades quantas necessárias à multiplicidade de situações socioculturais que caracterizam a experiência vivida no cotidiano escolar." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1814_TB667_26092024120612.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÔMULO TONYATHY DA SILVA MANGUEIRA" "autor_nome_curto" => "RÔMULO TONYATHY" "autor_email" => "tonyathy@hotmail.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }