DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS QUE SE ENTRECRUZAM
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116429 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 718 "inscrito_id" => 2638 "titulo" => "DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS QUE SE ENTRECRUZAM" "resumo" => "As inquietações e buscas que alimentam a escrita deste painel põem em tela reflexões a respeito da Didática e sua importância no contexto da formação inicial e continuada de professores e coordenadores pedagógicos, nutrindo o desejo de ampliar o debate sobre articulações, saberes e desafios entre universidade e escola básica, na promoção de processos formativos mais humanizados, qualificados e aproximados das necessidades do ser professor/professora no cenário contemporâneo. Dos diálogos entretecidos emergem questões que articulam esta produção, a saber: Em que medidas a didática contribui para a formação inicial e continuada de profissionais para atuação na escola básica? Como proporcionar a investigação-formação, a relação teoria e prática, universidade e contexto da atuação profissional nesse processo formativo? Desse modo, as pesquisas que constituem esta escrita dialogam entre si, entrecruzando caminhos didático-pedagógicos que visam a investigação-formação. São pesquisas referenciadas no arcabouço teórico-metodológico que toma a abordagem qualitativa como fundamento, inspirada nos princípios da (auto)biografia, a partir das escritas dos sujeitos que se formam. Os resultados evidenciam o quanto a didática pode ser um diferencial na formação inicial e continuada desses profissionais, por centrar esforços na promoção do ensino com pesquisa, discurso acadêmico e realidade do cotidiano profissional; as experiências vivenciadas denotam que a aproximação entre universidade e escola básica possibilita uma formação mais integral e aproximada das reais necessidades da profissão; a dinâmica de investigação-formação proporciona ao sujeito reflexões singulares para a descoberta de si, das suas subjetividades e potencialidades, provocando-o a se perceber autor/protagonista de si mesmo e de suas aprendizagens." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2638_TB718_16092024170020.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANA MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "POLIANA Magalhã" "autor_email" => "magalhaespoli03@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116429 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 718 "inscrito_id" => 2638 "titulo" => "DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CAMINHOS QUE SE ENTRECRUZAM" "resumo" => "As inquietações e buscas que alimentam a escrita deste painel põem em tela reflexões a respeito da Didática e sua importância no contexto da formação inicial e continuada de professores e coordenadores pedagógicos, nutrindo o desejo de ampliar o debate sobre articulações, saberes e desafios entre universidade e escola básica, na promoção de processos formativos mais humanizados, qualificados e aproximados das necessidades do ser professor/professora no cenário contemporâneo. Dos diálogos entretecidos emergem questões que articulam esta produção, a saber: Em que medidas a didática contribui para a formação inicial e continuada de profissionais para atuação na escola básica? Como proporcionar a investigação-formação, a relação teoria e prática, universidade e contexto da atuação profissional nesse processo formativo? Desse modo, as pesquisas que constituem esta escrita dialogam entre si, entrecruzando caminhos didático-pedagógicos que visam a investigação-formação. São pesquisas referenciadas no arcabouço teórico-metodológico que toma a abordagem qualitativa como fundamento, inspirada nos princípios da (auto)biografia, a partir das escritas dos sujeitos que se formam. Os resultados evidenciam o quanto a didática pode ser um diferencial na formação inicial e continuada desses profissionais, por centrar esforços na promoção do ensino com pesquisa, discurso acadêmico e realidade do cotidiano profissional; as experiências vivenciadas denotam que a aproximação entre universidade e escola básica possibilita uma formação mais integral e aproximada das reais necessidades da profissão; a dinâmica de investigação-formação proporciona ao sujeito reflexões singulares para a descoberta de si, das suas subjetividades e potencialidades, provocando-o a se perceber autor/protagonista de si mesmo e de suas aprendizagens." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2638_TB718_16092024170020.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANA MAGALHAES" "autor_nome_curto" => "POLIANA Magalhã" "autor_email" => "magalhaespoli03@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }