MUDANÇAS CURRICULARES IMPULSIONADAS PELAS POLÍTICAS NO CAMPO DA SAÚDE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO MERCOSUL
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116322 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 556 "inscrito_id" => 2006 "titulo" => "MUDANÇAS CURRICULARES IMPULSIONADAS PELAS POLÍTICAS NO CAMPO DA SAÚDE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO MERCOSUL" "resumo" => "A pesquisa, internacional e interinstitucional, tem como objetivo produzir conhecimentos sobre as políticas de mudanças curriculares que são impulsionadas no campo da saúde envolvendo a prática profissional como eixo articulador dos cursos e componente essencial da construção do perfil do egresso. O projeto central apoia-se num grupo de investigadores que vêm construindo um processo histórico de parceria há trinta anos, envolvendo equipes da Argentina, Brasil e Uruguai, com reflexões sobre as temáticas que unem universidades latino-americanas. A pedagogia e a didática universitária se constituem em elementos articuladores amplos. Atuam em parceria universidades da Argentina (UBA, Bahia Blanca e Tres de Febrero), Brasil (UFPel, UFCSPA e UFMG) e Uruguai (UDELAR). Neste recorte, levamos em conta marcos produzidos pelas políticas públicas e seus impactos nas propostas curriculares que incidem sobre as práticas profissionais. Para tal foram eleitos cursos da área da saúde como objeto de estudo. A intenção tem sido produzir conhecimentos, desde uma mirada regional, sobre as políticas de mudança curricular que impactam o campo da saúde e a formação para a prática profissional e o perfil dos egressos. Constitui-se numa pesquisa de caráter qualitativo que assume a condição de casos múltiplos, respeitando as condições e as características de cada equipe em sua inserção institucional. Dentre os principais estudos que sustentam a proposta, bem como nossas análises estão: Gomes Campos e Tenti Fanfani (1982), Bourdieu (2000), Becher (1993), Lucarelli (2009). Os resultados parciais evidenciam fatores comuns às experiências dos três países e as singularidades próprias de cada contexto." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2006_TB556_19082024135415.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA BITTENCOURT GARCIA" "autor_nome_curto" => "JULIANA GARCIA" "autor_email" => "jbittencourtgarcia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116322 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 556 "inscrito_id" => 2006 "titulo" => "MUDANÇAS CURRICULARES IMPULSIONADAS PELAS POLÍTICAS NO CAMPO DA SAÚDE E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO NO ÂMBITO DO MERCOSUL" "resumo" => "A pesquisa, internacional e interinstitucional, tem como objetivo produzir conhecimentos sobre as políticas de mudanças curriculares que são impulsionadas no campo da saúde envolvendo a prática profissional como eixo articulador dos cursos e componente essencial da construção do perfil do egresso. O projeto central apoia-se num grupo de investigadores que vêm construindo um processo histórico de parceria há trinta anos, envolvendo equipes da Argentina, Brasil e Uruguai, com reflexões sobre as temáticas que unem universidades latino-americanas. A pedagogia e a didática universitária se constituem em elementos articuladores amplos. Atuam em parceria universidades da Argentina (UBA, Bahia Blanca e Tres de Febrero), Brasil (UFPel, UFCSPA e UFMG) e Uruguai (UDELAR). Neste recorte, levamos em conta marcos produzidos pelas políticas públicas e seus impactos nas propostas curriculares que incidem sobre as práticas profissionais. Para tal foram eleitos cursos da área da saúde como objeto de estudo. A intenção tem sido produzir conhecimentos, desde uma mirada regional, sobre as políticas de mudança curricular que impactam o campo da saúde e a formação para a prática profissional e o perfil dos egressos. Constitui-se numa pesquisa de caráter qualitativo que assume a condição de casos múltiplos, respeitando as condições e as características de cada equipe em sua inserção institucional. Dentre os principais estudos que sustentam a proposta, bem como nossas análises estão: Gomes Campos e Tenti Fanfani (1982), Bourdieu (2000), Becher (1993), Lucarelli (2009). Os resultados parciais evidenciam fatores comuns às experiências dos três países e as singularidades próprias de cada contexto." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2006_TB556_19082024135415.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA BITTENCOURT GARCIA" "autor_nome_curto" => "JULIANA GARCIA" "autor_email" => "jbittencourtgarcia@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }