Compreender as experiências formadoras representa um constante movimento de diálogo, incluindo a formação individual (compreensão de si mesmo), a heteroformação (compreensão do outro) e a formação em conexão com a natureza. As narrativas que deram suporte a esta investigação envolveram a relação entre a formação de professores, ligada às histórias contadas, as mandalas criadas nas oficinas de arte e as experiências formadoras. Sendo assim, o nosso principal objetivo foi analisar os relatos das professoras e alguns impactos no campo da formação de professores, por meio das mandalas narrativas desenvolvidas por elas nas oficinas ocorridas entre agosto de 2020 e março de 2023. Por conseguinte, a nossa perspectiva teórico-metodológica, no âmbito da investigação qualitativa, incorporou elementos da abordagem (auto)biográfica, da psicologia analítica e da teoria da complexidade. É fundamental o diálogo com essas experiências para buscar sentidos outros no campo da formação de professores. Percebemos nesta pesquisa, sentidos formativos e como eles podem impactar tanto o indivíduo quanto o coletivo. Por meio das mandalas narrativas, reunimos diversas vivências, evidenciando, assim, como essas narrativas de vida se entrelaçam com lembranças, emoções, significados únicos e diversos.