O presente trabalho tem por finalidade discutir a formação dos profissionais da educação e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC na educação, tendo por principal referencial de análise a Lei nº 13.005/2014 que instituiu o Plano Nacional de Educação – PNE/ 2014 – 2024. Trata-se de um estudo de caso, realizado por meio de pesquisa qualitativa conduzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Aplicadas às Tecnologias Digitais na Educação de Crianças – GEPPPATDEC, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas, que teve como objetivo principal investigar como as TDIC vem sendo incorporadas à formação inicial e continuada dos profissionais da educação no Brasil, por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, buscou-se analisar a integração entre as políticas públicas vinculadas às tecnologias digitais e a formação dos profissionais da educação no país. Este é um recorte de uma pesquisa maior, que encontra-se em andamento, onde fica evidenciado que, embora o Plano Nacional de Educação aponte as TDIC incorporadas nas 20 metas, este não apresenta nenhuma meta específica concernente à temática, bem como traz nas metas 15 e 16 (específicas relacionadas à formação de educadores) apenas uma única estratégia que menciona a questão das tecnologias na educação, revelando uma lacuna a ser considerada sobretudo em meio ao compromisso firmado pelo Brasil no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o de número 4 – Qualidade da Educação, da Agenda 2030 – da ONU.