O presente texto faz parte de uma pesquisa de pós-doutorado em educação que objetivou compreender o significado da didática presentes nos trabalhos apresentados nos eventos ANPED e ENDIPE realizados nos últimos dez anos (2012-2022). O trabalho está atrelado ao XXXXXXX na Universidade XXXXXXX. A pesquisa faz parte do grupo de estudos e pesquisas intitulado XXX, vinculado ao Departamento XX dessa instituição e registrado no CNPQ. A investigação foi realizada consultando os anais divulgados on-line desses eventos que, são alguns dos maiores eventos do país a discutir a produção científica na área de educação e, o ENDIPE em particular, a área de Didática e Prática de Ensino. Selecionamos os trabalhos que continham o termo didática e algumas derivações nos títulos e elegemos quatro categorias, para nortear a análise, sendo duas elas socializadas nesse pôster: região dos autores dos trabalhos e o público-alvo dos trabalhos. Compreendemos a didática a partir de relações sociais entre os homens ao longo dos tempos e reconhecemos, juntamente com a correta organização do ensino escolar, como essencial para o desenvolvimento humano. Esperamos, evidenciarmos que, a direção do ensino proposto, pode potencializar a apropriação do conteúdo escolar ou apenas reafirmar a lógica tradicional que valoriza e limita as condições para a aprendizagem por meio de uma didática normativa constituída por um conjunto de princípios e regras reguladoras do ensino.