Este trabalho visa propor uma reflexão sobre o professor como profissional e intelectual que cumpre papel importante na mediação didática e, quando fundamentado pela Epistemologia da Complexidade, assume também o desafio de mediar a construção do conhecimento em perspectiva transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa que investiga a área da educação, o campo didático, os conceitos de mediação (Lenoir, 2011; Libâneo, 2012) e de transdisciplinaridade (Morin, 2015; Nicolescu, 1999; Suanno, 2022), com vista a construção conceitual da ‘mediação didática na perspectiva transdisciplinar’. A busca da pesquisa é por identificar o ‘para quê’ e o ‘como’ realizar a mediação didática, a fim de potencializar a intencionalidade docente de pensar complexo e estimular a pulsão (o desejo) de religar conhecimentos, saberes, experiências, histórias de vida, práticas e competências. O trabalho também visa ampliar a compreensão humana articulada à ampliação da percepção, da sensibilidade e da consciência sobre o ser humano, a realidade, a vida e os temas em estudo no contexto escolar. Trata-se de um estudo que entende a importância de se mediar transdisciplinarmente a relação entre o ensinar dialógico, multidimensional, multirreferencial, auto-hetero-ecoformativo e o aprender discente em ambientes escolares comunitários e colaborativos.