Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

PROCESSOS FORMATIVOS E INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE – CONSTRUIR DOCÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
0 of 0
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116284 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 1860 "titulo" => "PROCESSOS FORMATIVOS E INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE – CONSTRUIR DOCÊNCIA" "resumo" => "Este painel tem por objetivo apresentar pesquisas relacionadas aos contributos do Programa de Mentoria Online – Construir Docência (CONSTRUDOC) para a formação continuada dos professores participantes. Os primeiros anos de atuação profissional podem ser complexos, pois muitos docentes enfrentam situações conflituosas que podem contribuir para o isolamento no contexto escolar e, até mesmo, a desistência da profissão. Esses fatores ensejam um acompanhamento formativo, para que os docentes recém-ingressos possam usufruir de um acolhimento profissional que contribua para o enfrentamento dos desafios próprios do ambiente escolar. Diante disso, é possível vislumbrar proposições direcionadas à indução profissional docente, como o Programa de Mentoria Online desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Campus Itapetinga que visa contribuir para uma inserção profissional tranquila, essa iniciativa está pautada nas trocas de conhecimentos entre docentes iniciantes e experientes por meio de plataformas digitais, pois essa modalidade possibilita a abrangência do Programa. Os artigos que compõem esse painel discorrem sobre as motivações que levaram os professores experientes e iniciantes adentrarem ao Programa. Ainda, podemos analisar como interações baseadas na sensibilidade podem afetar positivamente os modos de ser e fazer docente dos professores iniciantes. Os resultados desses estudos revelam que a participação em Programas de Mentoria pode contribuir para o Desenvolvimento Profissional Docente tanto dos professores iniciantes quanto experientes, pois a formação mediada por interações caminha em uma via de mão dupla, de modo que os professores se formam por meio da coletividade.Este painel tem por objetivo apresentar pesquisas relacionadas aos contributos do Programa de Mentoria Online – Construir Docência (CONSTRUDOC) para a formação " "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1860_TB515_08092024162452.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA DE ANDRADE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA ANDRADE" "autor_email" => "liviandrades@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116284 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 1860 "titulo" => "PROCESSOS FORMATIVOS E INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE – CONSTRUIR DOCÊNCIA" "resumo" => "Este painel tem por objetivo apresentar pesquisas relacionadas aos contributos do Programa de Mentoria Online – Construir Docência (CONSTRUDOC) para a formação continuada dos professores participantes. Os primeiros anos de atuação profissional podem ser complexos, pois muitos docentes enfrentam situações conflituosas que podem contribuir para o isolamento no contexto escolar e, até mesmo, a desistência da profissão. Esses fatores ensejam um acompanhamento formativo, para que os docentes recém-ingressos possam usufruir de um acolhimento profissional que contribua para o enfrentamento dos desafios próprios do ambiente escolar. Diante disso, é possível vislumbrar proposições direcionadas à indução profissional docente, como o Programa de Mentoria Online desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Campus Itapetinga que visa contribuir para uma inserção profissional tranquila, essa iniciativa está pautada nas trocas de conhecimentos entre docentes iniciantes e experientes por meio de plataformas digitais, pois essa modalidade possibilita a abrangência do Programa. Os artigos que compõem esse painel discorrem sobre as motivações que levaram os professores experientes e iniciantes adentrarem ao Programa. Ainda, podemos analisar como interações baseadas na sensibilidade podem afetar positivamente os modos de ser e fazer docente dos professores iniciantes. Os resultados desses estudos revelam que a participação em Programas de Mentoria pode contribuir para o Desenvolvimento Profissional Docente tanto dos professores iniciantes quanto experientes, pois a formação mediada por interações caminha em uma via de mão dupla, de modo que os professores se formam por meio da coletividade.Este painel tem por objetivo apresentar pesquisas relacionadas aos contributos do Programa de Mentoria Online – Construir Docência (CONSTRUDOC) para a formação " "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1860_TB515_08092024162452.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA DE ANDRADE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA ANDRADE" "autor_email" => "liviandrades@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este painel tem por objetivo apresentar pesquisas relacionadas aos contributos do Programa de Mentoria Online – Construir Docência (CONSTRUDOC) para a formação continuada dos professores participantes. Os primeiros anos de atuação profissional podem ser complexos, pois muitos docentes enfrentam situações conflituosas que podem contribuir para o isolamento no contexto escolar e, até mesmo, a desistência da profissão. Esses fatores ensejam um acompanhamento formativo, para que os docentes recém-ingressos possam usufruir de um acolhimento profissional que contribua para o enfrentamento dos desafios próprios do ambiente escolar. Diante disso, é possível vislumbrar proposições direcionadas à indução profissional docente, como o Programa de Mentoria Online desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Campus Itapetinga que visa contribuir para uma inserção profissional tranquila, essa iniciativa está pautada nas trocas de conhecimentos entre docentes iniciantes e experientes por meio de plataformas digitais, pois essa modalidade possibilita a abrangência do Programa. Os artigos que compõem esse painel discorrem sobre as motivações que levaram os professores experientes e iniciantes adentrarem ao Programa. Ainda, podemos analisar como interações baseadas na sensibilidade podem afetar positivamente os modos de ser e fazer docente dos professores iniciantes. Os resultados desses estudos revelam que a participação em Programas de Mentoria pode contribuir para o Desenvolvimento Profissional Docente tanto dos professores iniciantes quanto experientes, pois a formação mediada por interações caminha em uma via de mão dupla, de modo que os professores se formam por meio da coletividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.