Este painel tem por objetivo apresentar pesquisas relacionadas aos contributos do Programa de Mentoria Online – Construir Docência (CONSTRUDOC) para a formação continuada dos professores participantes. Os primeiros anos de atuação profissional podem ser complexos, pois muitos docentes enfrentam situações conflituosas que podem contribuir para o isolamento no contexto escolar e, até mesmo, a desistência da profissão. Esses fatores ensejam um acompanhamento formativo, para que os docentes recém-ingressos possam usufruir de um acolhimento profissional que contribua para o enfrentamento dos desafios próprios do ambiente escolar. Diante disso, é possível vislumbrar proposições direcionadas à indução profissional docente, como o Programa de Mentoria Online desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Campus Itapetinga que visa contribuir para uma inserção profissional tranquila, essa iniciativa está pautada nas trocas de conhecimentos entre docentes iniciantes e experientes por meio de plataformas digitais, pois essa modalidade possibilita a abrangência do Programa. Os artigos que compõem esse painel discorrem sobre as motivações que levaram os professores experientes e iniciantes adentrarem ao Programa. Ainda, podemos analisar como interações baseadas na sensibilidade podem afetar positivamente os modos de ser e fazer docente dos professores iniciantes. Os resultados desses estudos revelam que a participação em Programas de Mentoria pode contribuir para o Desenvolvimento Profissional Docente tanto dos professores iniciantes quanto experientes, pois a formação mediada por interações caminha em uma via de mão dupla, de modo que os professores se formam por meio da coletividade.