SABERES DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116180 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 66 "titulo" => "SABERES DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL" "resumo" => "Apresentamos resultado de pesquisas qualitativas sobre Didática na formação de professores. A primeira pesquisa objetivou identificar as principais obras e autores(as) presentes nas bibliografias básicas e complementares dos planos de ensino da disciplina Didática, dos cursos de Pedagogia, das universidades federais da região Centro-Oeste do Brasil. Identificou que: a) o livro ‘Didática’, de J. C. Libâneo, é a obra mais referenciada nas bibliografias básicas; b) os autores recorrentes nas bibliografias do Centro-Oeste são José Carlos Libâneo, Vera Candau, Selma Garrido Pimenta e Ilma Veiga, c) as bibliografias contêm obras clássicas do campo didático brasileiro, porém precisam ser complementadas e atualizadas. A segunda pesquisa buscou identificar pontos convergentes entre as diferentes perspectivas didáticas críticas publicadas na obra Didática Crítica no Brasil (Editora Cortez). As convergências incluem a compreensão da educação como prática social; a defesa da educação pública, gratuita, laica, democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada; a valorização do ensino contextualizado, da aprendizagem discente, da formação humana integral e da transformação social. A terceira pesquisa teve por objetivo triangular a análise de projetos político-pedagógicos, intencionalidades docentes e práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas públicas municipais de Parintins (AM), que atendem crianças indígenas Sateré-Mawé, em contexto urbano, a fim de verificar se há indícios de saberes didáticos transdisciplinares, interculturais e bilíngues. Os resultados apontam para atividades escolares pontuais com etnoconhecimento e a necessidade de promover diálogos entre escolas, comunidades indígenas e Secretaria Municipal de Educação e formação continuada de professores a fim de ecologizar de saberes da floresta." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID66_TB363_10102024135438.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILZA VANESSA ROSA SUANNO" "autor_nome_curto" => "MARILZA" "autor_email" => "marilzasuanno@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116180 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 66 "titulo" => "SABERES DIDÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL" "resumo" => "Apresentamos resultado de pesquisas qualitativas sobre Didática na formação de professores. A primeira pesquisa objetivou identificar as principais obras e autores(as) presentes nas bibliografias básicas e complementares dos planos de ensino da disciplina Didática, dos cursos de Pedagogia, das universidades federais da região Centro-Oeste do Brasil. Identificou que: a) o livro ‘Didática’, de J. C. Libâneo, é a obra mais referenciada nas bibliografias básicas; b) os autores recorrentes nas bibliografias do Centro-Oeste são José Carlos Libâneo, Vera Candau, Selma Garrido Pimenta e Ilma Veiga, c) as bibliografias contêm obras clássicas do campo didático brasileiro, porém precisam ser complementadas e atualizadas. A segunda pesquisa buscou identificar pontos convergentes entre as diferentes perspectivas didáticas críticas publicadas na obra Didática Crítica no Brasil (Editora Cortez). As convergências incluem a compreensão da educação como prática social; a defesa da educação pública, gratuita, laica, democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada; a valorização do ensino contextualizado, da aprendizagem discente, da formação humana integral e da transformação social. A terceira pesquisa teve por objetivo triangular a análise de projetos político-pedagógicos, intencionalidades docentes e práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas públicas municipais de Parintins (AM), que atendem crianças indígenas Sateré-Mawé, em contexto urbano, a fim de verificar se há indícios de saberes didáticos transdisciplinares, interculturais e bilíngues. Os resultados apontam para atividades escolares pontuais com etnoconhecimento e a necessidade de promover diálogos entre escolas, comunidades indígenas e Secretaria Municipal de Educação e formação continuada de professores a fim de ecologizar de saberes da floresta." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID66_TB363_10102024135438.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILZA VANESSA ROSA SUANNO" "autor_nome_curto" => "MARILZA" "autor_email" => "marilzasuanno@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }