Apresentamos resultado de pesquisas qualitativas sobre Didática na formação de professores. A primeira pesquisa objetivou identificar as principais obras e autores(as) presentes nas bibliografias básicas e complementares dos planos de ensino da disciplina Didática, dos cursos de Pedagogia, das universidades federais da região Centro-Oeste do Brasil. Identificou que: a) o livro ‘Didática’, de J. C. Libâneo, é a obra mais referenciada nas bibliografias básicas; b) os autores recorrentes nas bibliografias do Centro-Oeste são José Carlos Libâneo, Vera Candau, Selma Garrido Pimenta e Ilma Veiga, c) as bibliografias contêm obras clássicas do campo didático brasileiro, porém precisam ser complementadas e atualizadas. A segunda pesquisa buscou identificar pontos convergentes entre as diferentes perspectivas didáticas críticas publicadas na obra Didática Crítica no Brasil (Editora Cortez). As convergências incluem a compreensão da educação como prática social; a defesa da educação pública, gratuita, laica, democrática, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada; a valorização do ensino contextualizado, da aprendizagem discente, da formação humana integral e da transformação social. A terceira pesquisa teve por objetivo triangular a análise de projetos político-pedagógicos, intencionalidades docentes e práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas públicas municipais de Parintins (AM), que atendem crianças indígenas Sateré-Mawé, em contexto urbano, a fim de verificar se há indícios de saberes didáticos transdisciplinares, interculturais e bilíngues. Os resultados apontam para atividades escolares pontuais com etnoconhecimento e a necessidade de promover diálogos entre escolas, comunidades indígenas e Secretaria Municipal de Educação e formação continuada de professores a fim de ecologizar de saberes da floresta.