O presente trabalho foi realizado com apoio da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Brasil (CAPES)¹ e objetiva apresentar aspectos do trabalho psicopedagógico realizado no contexto escolar. Importante mencionar que o estudo apresentado é um recorte da tese de doutorado denominada “O psicopedagogo na rede pública municipal em sete estados brasileiros: cenários e desafios”. A problemática consiste em quais as contribuições do trabalho psicopedagógico no contexto escolar? A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa de abordagem descritiva. Conclui-se que o trabalho psicopedagógico no contexto escolar contribui para realizar observações, intervenções, acompanhamento e atendimento dos alunos. Também possibilita maior aproximação e diálogo com os responsáveis pelos alunos, professores, pedagogos, coordenadores pedagógicos e equipe gestora, além de contribuir para a investigação dos fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam a aprendizagem do educando.