PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-PRÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO FEDERAL
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116276 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 2439 "titulo" => "PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-PRÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO FEDERAL" "resumo" => "O presente painel tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Humanizadora (Gepah). Estas apresentam a implementação de uma nova proposta metodológica em um Colégio de Aplicação. Os referenciais teóricos estão pautados em um processo de alfabetização humanizadora. Sendo assim, utilizamos o referencial deixado pelo linguista Prof. Dr. Élie Bajard. Seu trabalho traz uma nova perspectiva para a alfabetização cuja premissa é romper com a lógica que forma analfabetos funcionais. As pesquisas trazem um recorte das ações realizadas no colégio e que envolvem as turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. No primeiro artigo, temos a apresentação das principais metodologias desenvolvidas por Bajard (2012; 2021), denominadas Descoberta de Texto e Retorno ao texto para dos estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental. No segundo artigo, ampliamos a utilização dessas metodologias mostrando o trabalho com os gêneros que contribui para o desenvolvimento de uma experiência estética para numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. E por fim, no terceiro artigo, exploramos a experiência da pesquisa numa turma de educação infantil. Os modos como têm sido implementada uma nova proposta estão em destaques à medida que buscamos mostrar que uma abordagem da língua se faz por meio dos sentidos que vão se construindo entre crianças/texto/professoras. Os resultados alcançados têm demonstrado que é possível trazer uma nova perspectiva para o processo de alfabetização que considere as crianças como sujeitos culturais. Um processo de alfabetização que definimos como mais humanizado." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2439_TB505_10102024173506.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICE RIBEIRO MACHADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOICE" "autor_email" => "joicerms@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116276 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 2439 "titulo" => "PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-PRÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO FEDERAL" "resumo" => "O presente painel tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Humanizadora (Gepah). Estas apresentam a implementação de uma nova proposta metodológica em um Colégio de Aplicação. Os referenciais teóricos estão pautados em um processo de alfabetização humanizadora. Sendo assim, utilizamos o referencial deixado pelo linguista Prof. Dr. Élie Bajard. Seu trabalho traz uma nova perspectiva para a alfabetização cuja premissa é romper com a lógica que forma analfabetos funcionais. As pesquisas trazem um recorte das ações realizadas no colégio e que envolvem as turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. No primeiro artigo, temos a apresentação das principais metodologias desenvolvidas por Bajard (2012; 2021), denominadas Descoberta de Texto e Retorno ao texto para dos estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental. No segundo artigo, ampliamos a utilização dessas metodologias mostrando o trabalho com os gêneros que contribui para o desenvolvimento de uma experiência estética para numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. E por fim, no terceiro artigo, exploramos a experiência da pesquisa numa turma de educação infantil. Os modos como têm sido implementada uma nova proposta estão em destaques à medida que buscamos mostrar que uma abordagem da língua se faz por meio dos sentidos que vão se construindo entre crianças/texto/professoras. Os resultados alcançados têm demonstrado que é possível trazer uma nova perspectiva para o processo de alfabetização que considere as crianças como sujeitos culturais. Um processo de alfabetização que definimos como mais humanizado." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2439_TB505_10102024173506.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICE RIBEIRO MACHADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOICE" "autor_email" => "joicerms@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }