O presente painel tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Humanizadora (Gepah). Estas apresentam a implementação de uma nova proposta metodológica em um Colégio de Aplicação. Os referenciais teóricos estão pautados em um processo de alfabetização humanizadora. Sendo assim, utilizamos o referencial deixado pelo linguista Prof. Dr. Élie Bajard. Seu trabalho traz uma nova perspectiva para a alfabetização cuja premissa é romper com a lógica que forma analfabetos funcionais. As pesquisas trazem um recorte das ações realizadas no colégio e que envolvem as turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. No primeiro artigo, temos a apresentação das principais metodologias desenvolvidas por Bajard (2012; 2021), denominadas Descoberta de Texto e Retorno ao texto para dos estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental. No segundo artigo, ampliamos a utilização dessas metodologias mostrando o trabalho com os gêneros que contribui para o desenvolvimento de uma experiência estética para numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. E por fim, no terceiro artigo, exploramos a experiência da pesquisa numa turma de educação infantil. Os modos como têm sido implementada uma nova proposta estão em destaques à medida que buscamos mostrar que uma abordagem da língua se faz por meio dos sentidos que vão se construindo entre crianças/texto/professoras. Os resultados alcançados têm demonstrado que é possível trazer uma nova perspectiva para o processo de alfabetização que considere as crianças como sujeitos culturais. Um processo de alfabetização que definimos como mais humanizado.