Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-PRÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO FEDERAL

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
0 of 0
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116276 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 2439 "titulo" => "PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-PRÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO FEDERAL" "resumo" => "O presente painel tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Humanizadora (Gepah). Estas apresentam a implementação de uma nova proposta metodológica em um Colégio de Aplicação. Os referenciais teóricos estão pautados em um processo de alfabetização humanizadora. Sendo assim, utilizamos o referencial deixado pelo linguista Prof. Dr. Élie Bajard. Seu trabalho traz uma nova perspectiva para a alfabetização cuja premissa é romper com a lógica que forma analfabetos funcionais. As pesquisas trazem um recorte das ações realizadas no colégio e que envolvem as turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. No primeiro artigo, temos a apresentação das principais metodologias desenvolvidas por Bajard (2012; 2021), denominadas Descoberta de Texto e Retorno ao texto para dos estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental. No segundo artigo, ampliamos a utilização dessas metodologias mostrando o trabalho com os gêneros que contribui para o desenvolvimento de uma experiência estética para numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. E por fim, no terceiro artigo, exploramos a experiência da pesquisa numa turma de educação infantil. Os modos como têm sido implementada uma nova proposta estão em destaques à medida que buscamos mostrar que uma abordagem da língua se faz por meio dos sentidos que vão se construindo entre crianças/texto/professoras. Os resultados alcançados têm demonstrado que é possível trazer uma nova perspectiva para o processo de alfabetização que considere as crianças como sujeitos culturais. Um processo de alfabetização que definimos como mais humanizado.O presente painel tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Humanizadora (Gepah). Est" "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2439_TB505_10102024173506.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICE RIBEIRO MACHADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOICE" "autor_email" => "joicerms@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116276 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 505 "inscrito_id" => 2439 "titulo" => "PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-PRÁTICOS DA ALFABETIZAÇÃO HUMANIZADORA: POSSIBILIDADES DE INOVAÇÃO EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO FEDERAL" "resumo" => "O presente painel tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Humanizadora (Gepah). Estas apresentam a implementação de uma nova proposta metodológica em um Colégio de Aplicação. Os referenciais teóricos estão pautados em um processo de alfabetização humanizadora. Sendo assim, utilizamos o referencial deixado pelo linguista Prof. Dr. Élie Bajard. Seu trabalho traz uma nova perspectiva para a alfabetização cuja premissa é romper com a lógica que forma analfabetos funcionais. As pesquisas trazem um recorte das ações realizadas no colégio e que envolvem as turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. No primeiro artigo, temos a apresentação das principais metodologias desenvolvidas por Bajard (2012; 2021), denominadas Descoberta de Texto e Retorno ao texto para dos estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental. No segundo artigo, ampliamos a utilização dessas metodologias mostrando o trabalho com os gêneros que contribui para o desenvolvimento de uma experiência estética para numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. E por fim, no terceiro artigo, exploramos a experiência da pesquisa numa turma de educação infantil. Os modos como têm sido implementada uma nova proposta estão em destaques à medida que buscamos mostrar que uma abordagem da língua se faz por meio dos sentidos que vão se construindo entre crianças/texto/professoras. Os resultados alcançados têm demonstrado que é possível trazer uma nova perspectiva para o processo de alfabetização que considere as crianças como sujeitos culturais. Um processo de alfabetização que definimos como mais humanizado.O presente painel tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Humanizadora (Gepah). Est" "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2439_TB505_10102024173506.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOICE RIBEIRO MACHADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOICE" "autor_email" => "joicerms@ufu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O presente painel tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Humanizadora (Gepah). Estas apresentam a implementação de uma nova proposta metodológica em um Colégio de Aplicação. Os referenciais teóricos estão pautados em um processo de alfabetização humanizadora. Sendo assim, utilizamos o referencial deixado pelo linguista Prof. Dr. Élie Bajard. Seu trabalho traz uma nova perspectiva para a alfabetização cuja premissa é romper com a lógica que forma analfabetos funcionais. As pesquisas trazem um recorte das ações realizadas no colégio e que envolvem as turmas de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. No primeiro artigo, temos a apresentação das principais metodologias desenvolvidas por Bajard (2012; 2021), denominadas Descoberta de Texto e Retorno ao texto para dos estudantes de 2º ano do Ensino Fundamental. No segundo artigo, ampliamos a utilização dessas metodologias mostrando o trabalho com os gêneros que contribui para o desenvolvimento de uma experiência estética para numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. E por fim, no terceiro artigo, exploramos a experiência da pesquisa numa turma de educação infantil. Os modos como têm sido implementada uma nova proposta estão em destaques à medida que buscamos mostrar que uma abordagem da língua se faz por meio dos sentidos que vão se construindo entre crianças/texto/professoras. Os resultados alcançados têm demonstrado que é possível trazer uma nova perspectiva para o processo de alfabetização que considere as crianças como sujeitos culturais. Um processo de alfabetização que definimos como mais humanizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.