A abstração reflexionante, na perspectiva da epistemologia genética, é um mecanismo considerado motor do desenvolvimento cognitivo. O objetivo central da investigação consistiu em verificar a atuação da abstração reflexionante, a partir de intervenções com jogos de regras, junto a crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. Participaram do estudo, 26 alunos, entre 8 e 10 anos, de escola pública estadual, localizada no interior do estado de São Paulo, indicados por seus professores como crianças com dificuldades de aprendizagem. A título de pré e pós-teste, os estudantes foram submetidos à prova operatória Relações entre Superfícies e Perímetros, que avalia a atuação do mecanismo da abstração. Foram organizados, em média, 20 encontros, desenvolvidos em pequenos grupos na própria escola buscando: a) a exploração inicial e o conhecimento das regras do jogo; b) a construção de estratégias, c) a resolução de situações-problema e d) a análise das implicações sobre o jogar. Dentre os principais resultados, destaca-se: avanço inicial na atuação da abstração quando comparado o desempenho dos participantes nos pré e pós-testes. Durante as intervenções foi possível observar as dificuldades e a melhora progressiva dos alunos em questões importantes do desenvolvimento e da aprendizagem, como por exemplo contagem, correspondência biunívoca, antecipação de jogadas, coordenação de perspectivas, tomada de consciência da própria ação, descentração, entre outros. Com o estudo, espera-se contribuir para a reflexão e construção de procedimentos interventivos junto a crianças com dificuldades, a serem realizados pelos professores na própria escola, de forma a mitigar as experiências de fracasso desses alunos.