Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

AFINANDO CONHECIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116460
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 762
    "inscrito_id" => 613
    "titulo" => "AFINANDO CONHECIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MUSICAL"
    "resumo" => "Este estudo explora as potencialidades da música no ambiente escolar em um município do interior de São Paulo, com base em uma ação de socialização de experiências realizada em 2023. Desde 2013, o programa de educação musical do município tem promovido formação continuada para profissionais da educação musical, buscando promover a música para todos, na escola. A análise qualitativa das narrativas dos professores revelou categorias importantes como autonomia docente, parceria entre membros da equipe, patrimônio cultural afro-indígena, música clássica, interdisciplinaridade e valorização da música na escola. A legislação educacional e a necessidade de políticas públicas contínuas são cruciais para a efetivação da música na educação básica. Este relato evidencia que, apesar dos desafios, a música pode contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a expressão individual e a criatividade. A formação continuada e a autonomia docente são essenciais para superar práticas tradicionais e promover metodologias inovadoras que envolvam ativamente os alunos."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6751b25996ae1_05122024110201.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => "2024-12-05 11:02:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA SIFUENTES PINHEIRO LEITÃO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "sifuentespi@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116460
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 762
    "inscrito_id" => 613
    "titulo" => "AFINANDO CONHECIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MUSICAL"
    "resumo" => "Este estudo explora as potencialidades da música no ambiente escolar em um município do interior de São Paulo, com base em uma ação de socialização de experiências realizada em 2023. Desde 2013, o programa de educação musical do município tem promovido formação continuada para profissionais da educação musical, buscando promover a música para todos, na escola. A análise qualitativa das narrativas dos professores revelou categorias importantes como autonomia docente, parceria entre membros da equipe, patrimônio cultural afro-indígena, música clássica, interdisciplinaridade e valorização da música na escola. A legislação educacional e a necessidade de políticas públicas contínuas são cruciais para a efetivação da música na educação básica. Este relato evidencia que, apesar dos desafios, a música pode contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a expressão individual e a criatividade. A formação continuada e a autonomia docente são essenciais para superar práticas tradicionais e promover metodologias inovadoras que envolvam ativamente os alunos."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6751b25996ae1_05122024110201.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => "2024-12-05 11:02:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA SIFUENTES PINHEIRO LEITÃO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA"
    "autor_email" => "sifuentespi@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo explora as potencialidades da música no ambiente escolar em um município do interior de São Paulo, com base em uma ação de socialização de experiências realizada em 2023. Desde 2013, o programa de educação musical do município tem promovido formação continuada para profissionais da educação musical, buscando promover a música para todos, na escola. A análise qualitativa das narrativas dos professores revelou categorias importantes como autonomia docente, parceria entre membros da equipe, patrimônio cultural afro-indígena, música clássica, interdisciplinaridade e valorização da música na escola. A legislação educacional e a necessidade de políticas públicas contínuas são cruciais para a efetivação da música na educação básica. Este relato evidencia que, apesar dos desafios, a música pode contribuir significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, promovendo a expressão individual e a criatividade. A formação continuada e a autonomia docente são essenciais para superar práticas tradicionais e promover metodologias inovadoras que envolvam ativamente os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.