O presente trabalho apresenta um relato sobre as primeiras professoras que lecionaram no Assentamento Acoci, revelando as dificuldades e a dedicação necessárias para trabalhar nas escolas rurais. Essas professoras leigas, ao concluírem o ensino primário, não tinham acesso a escolas de formação de professores, pois na época as escolas normais eram quase inexistentes, especialmente em áreas rurais. Esta pesquisa busca compreender as condições e os desafios enfrentados pelas professoras pioneiras no Assentamento Acoci. Especificamente, a pesquisa aborda a seguinte questão: quais foram às contribuições deixadas pelas professoras Júlia Andrade, Francisca Pressa e Antônia Pressa no Assentamento Acoci e quais foram os impactos dessas práticas educativas na comunidade local, tanto para crianças quanto para adultos? Assim, para realizar o estudo sobre a história das professoras primárias no Assentamento Acoci, foi realizada uma busca por documentos históricos, arquivos escolares, registros municipais e outros materiais escritos que pudessem fornecer informações sobre as professoras Júlia Andrade, Francisca Pressa e Antônia Pressa. Foi possível observar que as professoras Júlia Andrade, Francisca Pressa e Antônia Pressa trabalharam em um contexto de grande escassez de recursos. A investigação sobre a história das professoras no Assentamento Acoci revelou uma narrativa rica de dedicação, resiliência e impacto comunitário que transcende as limitações impostas pelas condições socioeconômicas e educacionais da época. As professoras Júlia Andrade, Francisca Pressa e Antônia Pressa demonstraram um compromisso notável com a educação, superando desafios significativos para proporcionar oportunidades de aprendizagem a crianças e adultos de sua comunidade.