ESCOLHAS DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO AO TEMA AO PLANEJAR A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116033 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 1444 "titulo" => "ESCOLHAS DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO AO TEMA AO PLANEJAR A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado voltada à Formação de Professores de Educação Infantil e à Modelagem Matemática na Educação Matemática. Para o desenvolvimento de suas práticas, é necessário que o professor organize um planejamento, prevendo as ações a serem propostas. Para este trabalho, será dado ênfase no desenvolvimento do planejamento realizado pelos participantes, com o objetivo de analisar de que modo os grupos organizaram seus planejamentos, em relação ao tema, para o desenvolvimento da Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram de um curso sobre Modelagem Matemática na Educação Infantil, durante a disciplina Prática de Formação, trinta (30) estudantes do Curso de Formação de Docentes, nível médio. Os dados foram coletados por meio de roteiros de observações e anotações no diário de campo, gravações em vídeos, questionários, entrevistas e atividades desenvolvidas durante o curso (reflexões escritas e planejamentos). A análise se deu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), na qual o corpus são as transcrições das gravações em vídeos dos encontros e os planejamentos realizados em grupos pelos estudantes. O resultado encontrado é a percepção de que todos os grupos partiram para o planejamento pela escolha do tema, alguns pensando em temas de interesse das crianças, outros em temas relacionados à Matemática. Ainda tiveram aqueles que se preocuparam em escolher temas que contemplassem os objetivos e direitos de aprendizagem conforme expostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1444_TB144_17082024161502.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELLI BATISTA BELO" "autor_nome_curto" => "Cibelli Batista" "autor_email" => "cibellibatistabelo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116033 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 1444 "titulo" => "ESCOLHAS DOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM RELAÇÃO AO TEMA AO PLANEJAR A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado voltada à Formação de Professores de Educação Infantil e à Modelagem Matemática na Educação Matemática. Para o desenvolvimento de suas práticas, é necessário que o professor organize um planejamento, prevendo as ações a serem propostas. Para este trabalho, será dado ênfase no desenvolvimento do planejamento realizado pelos participantes, com o objetivo de analisar de que modo os grupos organizaram seus planejamentos, em relação ao tema, para o desenvolvimento da Modelagem Matemática como prática pedagógica na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, da qual participaram de um curso sobre Modelagem Matemática na Educação Infantil, durante a disciplina Prática de Formação, trinta (30) estudantes do Curso de Formação de Docentes, nível médio. Os dados foram coletados por meio de roteiros de observações e anotações no diário de campo, gravações em vídeos, questionários, entrevistas e atividades desenvolvidas durante o curso (reflexões escritas e planejamentos). A análise se deu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), na qual o corpus são as transcrições das gravações em vídeos dos encontros e os planejamentos realizados em grupos pelos estudantes. O resultado encontrado é a percepção de que todos os grupos partiram para o planejamento pela escolha do tema, alguns pensando em temas de interesse das crianças, outros em temas relacionados à Matemática. Ainda tiveram aqueles que se preocuparam em escolher temas que contemplassem os objetivos e direitos de aprendizagem conforme expostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1444_TB144_17082024161502.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIBELLI BATISTA BELO" "autor_nome_curto" => "Cibelli Batista" "autor_email" => "cibellibatistabelo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }