Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

EXPLORANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM JOGOS: UMA ABORDAGEM COM O PROBABILIDADO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116131
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 282
    "inscrito_id" => 644
    "titulo" => "EXPLORANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM JOGOS: UMA ABORDAGEM COM O PROBABILIDADO."
    "resumo" => "Este artigo explora o papel essencial dos jogos como recursos didáticos nas aulas de matemática, focando especificamente na aplicação do jogo "Probabilidado" com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. A pesquisa sugere que os jogos podem ser uma ferramenta eficaz para tornar o ensino de probabilidade mais atraente e engajar os alunos. O objetivo principal é demonstrar como os jogos podem ser integrados de maneira lúdica e divertida no ensino da matemática, com ênfase na probabilidade. O plano de ensino, que utiliza o jogo "Probabilidado" como recurso didático, foi desenvolvido e aplicado como parte do trabalho final da disciplina Didática da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, no campus CET. Posteriormente, essa aula foi ministrada em uma escola pública de ensino fundamental, onde a eficácia do ensino e a aprendizagem dos alunos foram avaliadas por meio de um questionário alinhado aos objetivos propostos."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID644_TB282_04092024105012.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA DE OLIVEIRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isamoliveira00@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116131
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 282
    "inscrito_id" => 644
    "titulo" => "EXPLORANDO A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA COM JOGOS: UMA ABORDAGEM COM O PROBABILIDADO."
    "resumo" => "Este artigo explora o papel essencial dos jogos como recursos didáticos nas aulas de matemática, focando especificamente na aplicação do jogo "Probabilidado" com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. A pesquisa sugere que os jogos podem ser uma ferramenta eficaz para tornar o ensino de probabilidade mais atraente e engajar os alunos. O objetivo principal é demonstrar como os jogos podem ser integrados de maneira lúdica e divertida no ensino da matemática, com ênfase na probabilidade. O plano de ensino, que utiliza o jogo "Probabilidado" como recurso didático, foi desenvolvido e aplicado como parte do trabalho final da disciplina Didática da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, no campus CET. Posteriormente, essa aula foi ministrada em uma escola pública de ensino fundamental, onde a eficácia do ensino e a aprendizagem dos alunos foram avaliadas por meio de um questionário alinhado aos objetivos propostos."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID644_TB282_04092024105012.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLA DE OLIVEIRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLA"
    "autor_email" => "isamoliveira00@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo explora o papel essencial dos jogos como recursos didáticos nas aulas de matemática, focando especificamente na aplicação do jogo "Probabilidado" com estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. A pesquisa sugere que os jogos podem ser uma ferramenta eficaz para tornar o ensino de probabilidade mais atraente e engajar os alunos. O objetivo principal é demonstrar como os jogos podem ser integrados de maneira lúdica e divertida no ensino da matemática, com ênfase na probabilidade. O plano de ensino, que utiliza o jogo "Probabilidado" como recurso didático, foi desenvolvido e aplicado como parte do trabalho final da disciplina Didática da Matemática no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, no campus CET. Posteriormente, essa aula foi ministrada em uma escola pública de ensino fundamental, onde a eficácia do ensino e a aprendizagem dos alunos foram avaliadas por meio de um questionário alinhado aos objetivos propostos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.