DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PERCURSO PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116196 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 384 "inscrito_id" => 1033 "titulo" => "DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PERCURSO PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "O presente painel apresenta estudos e resultados de pesquisas que envolvem a formação docente continuada em serviço para professores da Rede Municipal de Educação de Macaé/RJ, a partir do reconhecimento da diversidade cultural presente nas Unidades Escolares. As pesquisas, de cunho qualitativo, partiram de processos formativos que visam evidenciar a importância da formação para transformação de ações no cotidiano escolar, em busca de uma educação antirracista, ampliando as ações afirmativas de acordo com o cumprimento das leis de promoção da história, cultura afro-brasileira e indígena. A partir da pesquisa-ação e das abordagens autobiográficas, os professores, provocados a pensar e sentir sobre seus saberes e suas práticas, dialogaram sobre limites e possibilidades na construção de um currículo que amplie olhares múltiplos para todas as infâncias, valorizando a cultura e ancestralidade do povo brasileiro através da arte, da literatura e da culinária num caminho para a equidade, o respeito e a construção de sua identidade racial. No processo, sabores e saberes foram sendo construídos no diálogo, na experiência e nas sensações que nos compõe como seres integrais. Os professores foram confrontados em suas práticas refletindo suas ações, rememorando suas infâncias, construindo memórias e afetos. No percurso trilhado confirmamos a importância da formação continuada de professores e professoras das infâncias a fim de ampliar as reflexões e ações acerca das relações culturais em um contexto intercultural e pluriétnico para uma prática pedagógica mais respeitosa e capaz de combater quaisquer contextos de preconceito e cerceamento de direitos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1033_TB384_02092024141951.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE ELAINE CRUZ MACHADO" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycemachadodossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116196 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 384 "inscrito_id" => 1033 "titulo" => "DIVERSIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PERCURSO PARA A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "O presente painel apresenta estudos e resultados de pesquisas que envolvem a formação docente continuada em serviço para professores da Rede Municipal de Educação de Macaé/RJ, a partir do reconhecimento da diversidade cultural presente nas Unidades Escolares. As pesquisas, de cunho qualitativo, partiram de processos formativos que visam evidenciar a importância da formação para transformação de ações no cotidiano escolar, em busca de uma educação antirracista, ampliando as ações afirmativas de acordo com o cumprimento das leis de promoção da história, cultura afro-brasileira e indígena. A partir da pesquisa-ação e das abordagens autobiográficas, os professores, provocados a pensar e sentir sobre seus saberes e suas práticas, dialogaram sobre limites e possibilidades na construção de um currículo que amplie olhares múltiplos para todas as infâncias, valorizando a cultura e ancestralidade do povo brasileiro através da arte, da literatura e da culinária num caminho para a equidade, o respeito e a construção de sua identidade racial. No processo, sabores e saberes foram sendo construídos no diálogo, na experiência e nas sensações que nos compõe como seres integrais. Os professores foram confrontados em suas práticas refletindo suas ações, rememorando suas infâncias, construindo memórias e afetos. No percurso trilhado confirmamos a importância da formação continuada de professores e professoras das infâncias a fim de ampliar as reflexões e ações acerca das relações culturais em um contexto intercultural e pluriétnico para uma prática pedagógica mais respeitosa e capaz de combater quaisquer contextos de preconceito e cerceamento de direitos." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1033_TB384_02092024141951.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCE ELAINE CRUZ MACHADO" "autor_nome_curto" => "JOYCE" "autor_email" => "joycemachadodossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }