O presente painel apresenta estudos e resultados de pesquisas que envolvem a formação docente continuada em serviço para professores da Rede Municipal de Educação de Macaé/RJ, a partir do reconhecimento da diversidade cultural presente nas Unidades Escolares. As pesquisas, de cunho qualitativo, partiram de processos formativos que visam evidenciar a importância da formação para transformação de ações no cotidiano escolar, em busca de uma educação antirracista, ampliando as ações afirmativas de acordo com o cumprimento das leis de promoção da história, cultura afro-brasileira e indígena. A partir da pesquisa-ação e das abordagens autobiográficas, os professores, provocados a pensar e sentir sobre seus saberes e suas práticas, dialogaram sobre limites e possibilidades na construção de um currículo que amplie olhares múltiplos para todas as infâncias, valorizando a cultura e ancestralidade do povo brasileiro através da arte, da literatura e da culinária num caminho para a equidade, o respeito e a construção de sua identidade racial. No processo, sabores e saberes foram sendo construídos no diálogo, na experiência e nas sensações que nos compõe como seres integrais. Os professores foram confrontados em suas práticas refletindo suas ações, rememorando suas infâncias, construindo memórias e afetos. No percurso trilhado confirmamos a importância da formação continuada de professores e professoras das infâncias a fim de ampliar as reflexões e ações acerca das relações culturais em um contexto intercultural e pluriétnico para uma prática pedagógica mais respeitosa e capaz de combater quaisquer contextos de preconceito e cerceamento de direitos.