Este trabalho tem como objetivo trazer um diálogo entre a escola e a universidade. Para isso, três projetos serão apresentados com ações de formação inicial e continuada em diferentes instituições de ensino. Pretende-se apresentar um curso de licenciatura em Educação Especial de uma universidade federal e dois projetos de ação docente de uma universidade estadual, ambas na cidade do Rio de Janeiro. O curso de licenciatura é o terceiro do Brasil e está inserido na Baixada Fluminense do estado e está inserido na área da Educação Especial. O projeto Prodocência é desenvolvido no Instituto de Aplicação da UERJ com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, destacando a participação dos bolsistas dos cursos de graduação e seu protagonismo de pesquisador (a). O Programa de Educação de Jovens e Adultos e Inclusão - PROEJAI CAp-UERJ também é desenvolvido no Instituto de Aplicação da UERJ, proporcionando uma inserção na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Compreende-se que os três projetos trazem impactos diretamente na formação inicial de professores e consequentemente, nas ações docentes desses futuros profissionais. Dessa maneira, esse painel trará experiências do ensino superior articulado à educação básica no que diz respeito à formação inicial de professores, tendo como perspectiva os direitos humanos e a educação inclusiva.