A pesquisa investiga a compreensão dos estudantes a respeito da disciplina História em uma turma de 12 estudantes da EMEF EJA Professor Admardo Serafim de Oliveira. O aporte teórico apoia-se nos pensamentos de Freire (1979) e Arroyo (2017). A pesquisa tem como orientação do percurso investigativo uma concepção metodológica de abordagem histórica (Bloch, 2001), com aplicação de questionários socioeconômico. A análise das respostas dos questionários revelou que a compreensão dos estudantes pode ser categorizadas, evidenciando uma noção multifacetada da História, expressa em três eixos: a) uma visão estritamente voltada para a explicação do passado; b) uma noção de uma História generalista e; c) uma concepção que permite um posicionamento dos estudantes acerca de questões étnico raciais e o reconhecimento de si como parte da constituição histórica do povo brasileiro. Essas narrativas evidenciam limites e potencialidade do trabalho com esses estudantes, em sua totalidade e, especialmente, na compreensão de si como sujeitos históricos.