A presente pesquisa faz parte de um estudo em andamento desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás (UEG) por meio de projeto de Pesquisa Tica de Matema. Tem por objetivo estudar a trigonometria nas academias ao ar livre do centro histórico da Cidade de Goiás, visando o ensino no 9º ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de campo com pressuposto bibliográfico e abordagem qualitativa. Organizamos uma proposta de estudo envolvendo a análise sobre conceitos de trigonometria presente nos aparelhos das academias ao ar livre de modo que venha subsidiar docentes para o ensino de matemática. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são as teorizações, de Maria da Gloria Gohn com Educação Não Formal no sentido de complementariedade a educação formal. Gomes e Fiorentini a respeito do ensino de matemática e da trigonometria em especifico. Até o momento temos como resultados a certeza de que as academias ao Ar livre constituem um rico e importante espaço para ensino de matemática na segunda etapa da educação básica, evidenciando seu potencial para discussão de conceitos de matemática associados ao contexto histórico, social e cultural.