Com foco destacado para a Inclusão no Ensino Superior, este trabalho trata-se de uma pesquisa de Mestrado em andamento que surge no intuito de investigar, na Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF, como os estudantes com deficiência sensorial enfrentam as barreiras que lhes são impostas no Ensino Superior. Diante disso se faz necessário analisar a visão dos graduandos com deficiência sensorial para saber através de suas próprias narrativas como tem acontecido o seu processo de inclusão e como a UFJF está se organizando para atender a essa demanda. Para tanto, o estudo foi estabelecido através da importância de ouvir os estudantes com deficiência, com foco em Cegos, Baixa Visão e Surdos da instituição e trazer os benefícios atribuídos a eles quando passam por um prévio processo de escuta antes do ingresso e no decorrer da graduação. Em vista disso, o estudo busca perceber que ganhos as ações de reconhecimento desses estudantes podem trazer à aprendizagem, e as implicações nos processos de permanência, sucesso e conclusão da graduação. É uma pesquisa qualitativa com metodologia proposta com Pesquisa Narrativa com foco em pesquisadores como Muylaert (2014), Godoy (1995). A pesquisa encontra-se na fase das entrevistas. Conforme a investigação, serão construídas hipóteses que permitam uma nova compreensão acerca do próprio trabalho realizado pela instituição, que deve ser minuciosamente refletido a partir das especificidades dos estudantes com deficiência considerando as interseccionalidades que caracterizam cada ser como único dentro do ambiente social e na universidade.