Neste painel serão abordadas questões sobre diversidade e desigualdade, refletindo sobre as relações culturais e étnico-raciais no ambiente escolar. A primeira apresentação examina um estudo sobre documentos curriculares, com foco nas relações étnico-raciais. Utilizando teóricos como Bakhtin e Marcuse, a pesquisa analisou os Referenciais Curriculares do Amazonas e da Paraíba, destacando discrepâncias e esvaziamentos nos conceitos relacionados à educação étnico-racial. Os resultados apontam a importância de compreender esses documentos para promover espaços educativos igualitários. Em seguida, será discutido um estudo etnográfico sobre as relações sociais de estudantes quilombolas. Baseado no conceito de racismo estrutural, a pesquisa incluiu entrevistas com membros da equipe escolar e alunos quilombolas, revelando que esses estudantes enfrentam racismo e estigmatização, impactando negativamente sua experiência escolar. Utilizando teóricos como Bourdieu e Elias, o estudo destaca a necessidade de intervenções educativas que promovam a inclusão. Finalizando o painel, será apresentado um estudo sobre ações afirmativas em escolas privadas de São Paulo, focando em bolsas com recorte racial. A pesquisa analisou as motivações das escolas para adotar essas medidas, as adaptações necessárias e as reações das famílias pagantes. Entrevistas com gestores revelaram desafios na inclusão desses estudantes. Fundamentada nos trabalhos de Mills e Gomes, a pesquisa constatou a queda do Mito da Democracia Racial, mas também a insuficiência das ações para que as instituições se tornem ambientes diversos e equitativos. Este painel visa fomentar discussões que inspirem práticas educativas inclusivas e conscientes, contribuindo para um olhar crítico e transformador na busca por espaços escolares mais diversos e menos desiguais.