CULTURA, COTIDIANO E EXPERIÊNCIA ESCOLAR
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116100 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 1789 "titulo" => "CULTURA, COTIDIANO E EXPERIÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "Neste painel serão abordadas questões sobre diversidade e desigualdade, refletindo sobre as relações culturais e étnico-raciais no ambiente escolar. A primeira apresentação examina um estudo sobre documentos curriculares, com foco nas relações étnico-raciais. Utilizando teóricos como Bakhtin e Marcuse, a pesquisa analisou os Referenciais Curriculares do Amazonas e da Paraíba, destacando discrepâncias e esvaziamentos nos conceitos relacionados à educação étnico-racial. Os resultados apontam a importância de compreender esses documentos para promover espaços educativos igualitários. Em seguida, será discutido um estudo etnográfico sobre as relações sociais de estudantes quilombolas. Baseado no conceito de racismo estrutural, a pesquisa incluiu entrevistas com membros da equipe escolar e alunos quilombolas, revelando que esses estudantes enfrentam racismo e estigmatização, impactando negativamente sua experiência escolar. Utilizando teóricos como Bourdieu e Elias, o estudo destaca a necessidade de intervenções educativas que promovam a inclusão. Finalizando o painel, será apresentado um estudo sobre ações afirmativas em escolas privadas de São Paulo, focando em bolsas com recorte racial. A pesquisa analisou as motivações das escolas para adotar essas medidas, as adaptações necessárias e as reações das famílias pagantes. Entrevistas com gestores revelaram desafios na inclusão desses estudantes. Fundamentada nos trabalhos de Mills e Gomes, a pesquisa constatou a queda do Mito da Democracia Racial, mas também a insuficiência das ações para que as instituições se tornem ambientes diversos e equitativos. Este painel visa fomentar discussões que inspirem práticas educativas inclusivas e conscientes, contribuindo para um olhar crítico e transformador na busca por espaços escolares mais diversos e menos desiguais." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1789_TB236_07102024200054.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIERY PATRICIO AMORIM DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Vaniery Amorim" "autor_email" => "vanieryamorim@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116100 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 236 "inscrito_id" => 1789 "titulo" => "CULTURA, COTIDIANO E EXPERIÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "Neste painel serão abordadas questões sobre diversidade e desigualdade, refletindo sobre as relações culturais e étnico-raciais no ambiente escolar. A primeira apresentação examina um estudo sobre documentos curriculares, com foco nas relações étnico-raciais. Utilizando teóricos como Bakhtin e Marcuse, a pesquisa analisou os Referenciais Curriculares do Amazonas e da Paraíba, destacando discrepâncias e esvaziamentos nos conceitos relacionados à educação étnico-racial. Os resultados apontam a importância de compreender esses documentos para promover espaços educativos igualitários. Em seguida, será discutido um estudo etnográfico sobre as relações sociais de estudantes quilombolas. Baseado no conceito de racismo estrutural, a pesquisa incluiu entrevistas com membros da equipe escolar e alunos quilombolas, revelando que esses estudantes enfrentam racismo e estigmatização, impactando negativamente sua experiência escolar. Utilizando teóricos como Bourdieu e Elias, o estudo destaca a necessidade de intervenções educativas que promovam a inclusão. Finalizando o painel, será apresentado um estudo sobre ações afirmativas em escolas privadas de São Paulo, focando em bolsas com recorte racial. A pesquisa analisou as motivações das escolas para adotar essas medidas, as adaptações necessárias e as reações das famílias pagantes. Entrevistas com gestores revelaram desafios na inclusão desses estudantes. Fundamentada nos trabalhos de Mills e Gomes, a pesquisa constatou a queda do Mito da Democracia Racial, mas também a insuficiência das ações para que as instituições se tornem ambientes diversos e equitativos. Este painel visa fomentar discussões que inspirem práticas educativas inclusivas e conscientes, contribuindo para um olhar crítico e transformador na busca por espaços escolares mais diversos e menos desiguais." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1789_TB236_07102024200054.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANIERY PATRICIO AMORIM DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Vaniery Amorim" "autor_email" => "vanieryamorim@gmail.com" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO (PUCSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }