O objetivo desta apresentação é contribuir para o fomento dos estudos sobre o grafismo na educação infantil. Estudos sobre essa etapa de ensino demonstram a importância da formação da sensibilidade, criatividade e expressão própria em diferentes manifestações artísticas e culturais. Para que as crianças busquem e criem arte, é essencial disponibilizar, no cotidiano escolar, materiais variados atrelados a propostas educativas. Este trabalho apresenta um projeto sobre grafismo, uma das possibilidades de manifestação infantil, que está em desenvolvimento em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) localizado no interior de São Paulo, que atende crianças desde o berçário (zero-1a6m) até o maternal (1a7m-3a11m). A questão norteadora é: Como contribuir para o desenvolvimento infantil por meio do desenho, traço e pintura? Considera-se as seguintes hipóteses: o traçado da criança pequena já é uma marca pessoal antes mesmo que ela desenvolva a consciência sobre representações gráficas; estimular o traçado potencializa experiências e aprendizagens. O apoio teórico sustenta-se em Lima, Oliveira, Derdyk e Barbieri e o apoio legal, na Base Nacional Comum Curricular (2017). O projeto-pesquisa, que se deriva da dissertação de mestrado da autora, tem base qualitativa, empírica e propositiva, sendo instrumento pedagógico e científico da docente-pesquisadora. A avaliação se dá por meio de observações correntes durante a realização das atividades, notando-se grande envolvimento e entusiasmo das crianças. Espera-se contribuir para estudos, discussões e reflexões em momentos de formação continuada dos docentes nas escolas e para o mundo acadêmico quanto às possibilidades da pesquisa como instrumento pedagógico e científico de educadores.