O presente texto traz reflexões que buscam apresentar as diferentes perspectivas epistemológicas da Educação Física e suas implicações com a prática educativa na escola básica. Alicerça-se na abordagem qualitativa, utilizando-se como método de pesquisa o levantamento bibliográfico para embasar a discussão teórica apresentada. Compreendemos que a Educação Física foi constituída historicamente como um campo de conhecimento com diferentes epistemologias que embasam as perspectivas ou formas de ser da educação física. Tais perspectivas delineiam objetos de estudo que repercutem na condução e delineamentos das práticas educativas na escola, podendo configurar-se com propostas críticas, acríticas e pós-críticas. Conhecer as correntes epistemológicas que delineiam as diferentes perspectivas e formas de ser da Educação Física possibilita mapear criticamente o que se pretende com o componente curricular a partir do que é apresentado em políticas educacionais e nos textos que legislam sobre a educação nos estados e municípios, permitindo o embasamento teórico-metodológicos dos projetos políticos pedagógicos da escola e do planejamento didático da Educação Física.