Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

A DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116010
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 103
    "inscrito_id" => 734
    "titulo" => "A DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente texto traz reflexões que buscam apresentar as diferentes perspectivas epistemológicas da Educação Física e suas implicações com a prática educativa na escola básica. Alicerça-se na abordagem qualitativa, utilizando-se como método de pesquisa o levantamento bibliográfico para embasar a discussão teórica apresentada. Compreendemos que a Educação Física foi constituída historicamente como um campo de conhecimento com diferentes epistemologias que embasam as perspectivas ou formas de ser da educação física. Tais perspectivas delineiam objetos de estudo que repercutem na condução e delineamentos das práticas educativas na escola, podendo configurar-se com propostas críticas, acríticas e pós-críticas. Conhecer as correntes epistemológicas que delineiam as diferentes perspectivas e formas de ser da Educação Física possibilita mapear criticamente o que se pretende com o componente curricular a partir do que é apresentado em políticas educacionais e nos textos que legislam sobre a educação nos estados e municípios, permitindo o embasamento teórico-metodológicos dos projetos políticos pedagógicos da escola e do planejamento didático da Educação Física."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID734_TB103_02092024174103.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE"
    "autor_email" => "francieleilha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116010
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 103
    "inscrito_id" => 734
    "titulo" => "A DISCUSSÃO EPISTEMOLÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente texto traz reflexões que buscam apresentar as diferentes perspectivas epistemológicas da Educação Física e suas implicações com a prática educativa na escola básica. Alicerça-se na abordagem qualitativa, utilizando-se como método de pesquisa o levantamento bibliográfico para embasar a discussão teórica apresentada. Compreendemos que a Educação Física foi constituída historicamente como um campo de conhecimento com diferentes epistemologias que embasam as perspectivas ou formas de ser da educação física. Tais perspectivas delineiam objetos de estudo que repercutem na condução e delineamentos das práticas educativas na escola, podendo configurar-se com propostas críticas, acríticas e pós-críticas. Conhecer as correntes epistemológicas que delineiam as diferentes perspectivas e formas de ser da Educação Física possibilita mapear criticamente o que se pretende com o componente curricular a partir do que é apresentado em políticas educacionais e nos textos que legislam sobre a educação nos estados e municípios, permitindo o embasamento teórico-metodológicos dos projetos políticos pedagógicos da escola e do planejamento didático da Educação Física."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID734_TB103_02092024174103.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCIELE ROOS DA SILVA ILHA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE"
    "autor_email" => "francieleilha@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O presente texto traz reflexões que buscam apresentar as diferentes perspectivas epistemológicas da Educação Física e suas implicações com a prática educativa na escola básica. Alicerça-se na abordagem qualitativa, utilizando-se como método de pesquisa o levantamento bibliográfico para embasar a discussão teórica apresentada. Compreendemos que a Educação Física foi constituída historicamente como um campo de conhecimento com diferentes epistemologias que embasam as perspectivas ou formas de ser da educação física. Tais perspectivas delineiam objetos de estudo que repercutem na condução e delineamentos das práticas educativas na escola, podendo configurar-se com propostas críticas, acríticas e pós-críticas. Conhecer as correntes epistemológicas que delineiam as diferentes perspectivas e formas de ser da Educação Física possibilita mapear criticamente o que se pretende com o componente curricular a partir do que é apresentado em políticas educacionais e nos textos que legislam sobre a educação nos estados e municípios, permitindo o embasamento teórico-metodológicos dos projetos políticos pedagógicos da escola e do planejamento didático da Educação Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.