Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

UM CORPO-INFANTE ENTRE DESVIOS, DEVIRES E BNCC

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116119
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 1165
    "titulo" => "UM CORPO-INFANTE ENTRE DESVIOS, DEVIRES E BNCC"
    "resumo" => "Esta escrita tem como objetivo rascunhar as caracterizações dos corpos infantes na Base Nacional Comum Curricular, produzindo borrões, com as lentes da Filosofia da Diferença em Deleuze-Guatarri e Foucault, frente a prescrições estigmatizantes acerca do que pode esse corpo. Assim, em uma posição de licencianda em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, me proponho a movimentações com o que se tem assentado sobre um viver infante no documento estudado e busco frestas desviantes mediante esses assentamentos. Discutimos um viver infante este que é híbrido, carregado de criações e experimentações que vazam de conhecimentos científicos e prescrições estabelecidas. Assim, abrindo possibilidades para uma Pedagogia desconfiante, que religa as infâncias com o corpo-vida e a sua potência inventiva."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1165_TB264_09102024194109.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONICA SILVA AIKAWA"
    "autor_nome_curto" => "MONICA"
    "autor_email" => "maikawa@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116119
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 1165
    "titulo" => "UM CORPO-INFANTE ENTRE DESVIOS, DEVIRES E BNCC"
    "resumo" => "Esta escrita tem como objetivo rascunhar as caracterizações dos corpos infantes na Base Nacional Comum Curricular, produzindo borrões, com as lentes da Filosofia da Diferença em Deleuze-Guatarri e Foucault, frente a prescrições estigmatizantes acerca do que pode esse corpo. Assim, em uma posição de licencianda em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, me proponho a movimentações com o que se tem assentado sobre um viver infante no documento estudado e busco frestas desviantes mediante esses assentamentos. Discutimos um viver infante este que é híbrido, carregado de criações e experimentações que vazam de conhecimentos científicos e prescrições estabelecidas. Assim, abrindo possibilidades para uma Pedagogia desconfiante, que religa as infâncias com o corpo-vida e a sua potência inventiva."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1165_TB264_09102024194109.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONICA SILVA AIKAWA"
    "autor_nome_curto" => "MONICA"
    "autor_email" => "maikawa@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Esta escrita tem como objetivo rascunhar as caracterizações dos corpos infantes na Base Nacional Comum Curricular, produzindo borrões, com as lentes da Filosofia da Diferença em Deleuze-Guatarri e Foucault, frente a prescrições estigmatizantes acerca do que pode esse corpo. Assim, em uma posição de licencianda em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas, me proponho a movimentações com o que se tem assentado sobre um viver infante no documento estudado e busco frestas desviantes mediante esses assentamentos. Discutimos um viver infante este que é híbrido, carregado de criações e experimentações que vazam de conhecimentos científicos e prescrições estabelecidas. Assim, abrindo possibilidades para uma Pedagogia desconfiante, que religa as infâncias com o corpo-vida e a sua potência inventiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.