RETRATOS DA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116241 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 1969 "titulo" => "RETRATOS DA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO" "resumo" => "Pesquisas recentes, na área de formação de professores, têm evidenciado a crise das licenciaturas frente aos desafios da escola pública, dos atuais cenários de crescente luta pela educação e reconhecimento da diversidade, assim como o contexto de baixa atratividade pela carreira docente. Partindo dessas inquietações, este projeto de pesquisa define como objetivo principal: analisar concepções sobre a formação de professores e a docência na educação escolar, presentes em documentos curriculares e nas políticas institucionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Insere-se no contexto de uma pesquisa coletiva, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Educadores (GEPEFE/FE-USP), intitulada Políticas institucionais para cursos de licenciatura de instituições de educação superior públicas brasileiras: possibilidades contra-hegemônicas. A investigação de cunho qualitativo, cujas bases epistemológicas se aproximam da dialética materialista histórica, adota as seguintes categorias teóricas de análise: totalidade, historicidade, contradição e práxis. O estudo de caso único e exploratório foi a abordagem metodológica escolhida para o estudo que utiliza a análise documental empreendida, recorrendo a documentos como o projeto pedagógico de curso, projetos e planos institucionais voltados para a formação de professores. Para tanto, a pesquisa dialoga com produções que apresentam reflexões, em torno do eixo Pedagogia, Didática e formação de professores, com destaque para Pimenta; Pimenta e Lima; Giroux; Freire." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1969_TB452_20092024202706.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDIERIS BRAZ AMORIM CAPRINI" "autor_nome_curto" => "ALDIERIS" "autor_email" => "aldieris@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116241 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 1969 "titulo" => "RETRATOS DA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO" "resumo" => "Pesquisas recentes, na área de formação de professores, têm evidenciado a crise das licenciaturas frente aos desafios da escola pública, dos atuais cenários de crescente luta pela educação e reconhecimento da diversidade, assim como o contexto de baixa atratividade pela carreira docente. Partindo dessas inquietações, este projeto de pesquisa define como objetivo principal: analisar concepções sobre a formação de professores e a docência na educação escolar, presentes em documentos curriculares e nas políticas institucionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Insere-se no contexto de uma pesquisa coletiva, desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Educadores (GEPEFE/FE-USP), intitulada Políticas institucionais para cursos de licenciatura de instituições de educação superior públicas brasileiras: possibilidades contra-hegemônicas. A investigação de cunho qualitativo, cujas bases epistemológicas se aproximam da dialética materialista histórica, adota as seguintes categorias teóricas de análise: totalidade, historicidade, contradição e práxis. O estudo de caso único e exploratório foi a abordagem metodológica escolhida para o estudo que utiliza a análise documental empreendida, recorrendo a documentos como o projeto pedagógico de curso, projetos e planos institucionais voltados para a formação de professores. Para tanto, a pesquisa dialoga com produções que apresentam reflexões, em torno do eixo Pedagogia, Didática e formação de professores, com destaque para Pimenta; Pimenta e Lima; Giroux; Freire." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática em sua relação com os saberes da Pedagogia" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1969_TB452_20092024202706.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDIERIS BRAZ AMORIM CAPRINI" "autor_nome_curto" => "ALDIERIS" "autor_email" => "aldieris@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }