O texto possui como temática o Currículo Paulista e a introdução do 5º Itinerário Formativo Profissionalizante Técnico (IFPT) no Ensino Médio (EM). A Reforma do Ensino Médio (REM), a partir da Lei n° 13415/2017, trouxe desafios ao arranjar o ensino a partir de Itinerários Formativos, aumentando a desqualificação das instituições públicas e a precarização da formação do alunado. Após a promulgação da Lei, o Estado de São Paulo foi o primeiro a oficializar o Currículo Paulista (2020) e passou a ofertar três caminhos para a formação no EM: o primeiro através do aprofundamento curricular das áreas de conhecimento; o segundo, com as áreas do conhecimento com Novotec Expresso, cursos de qualificação profissional; e, o terceiro, com o Novotec Integrado - cursos de qualificação profissional. O objetivo do texto é analisar a oferta do 5º Itinerário Formativo Profissionalizante técnico no estado de São Paulo após a formalização do Currículo Paulista. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contempla pesquisa bibliográfica e documental. Na perspectiva do Ciclo de Políticas, torna-se imprescindível a identificação do movimento das escolas estaduais para a materialização do 5º Itinerário Formativo Profissionalizante pós Lei nº 13.415/2017, uma vez que as políticas são interpretadas e reinterpretadas no contexto da prática. As modificações na rede estadual paulista vêm ocorrendo desde 2020. Dessa forma, foram diversos modelos de ensino médio divulgados pelo governo do estado de São Paulo. As constantes variações levaram a uma estrutura organizacional difusa nas escolas públicas e isso tem afetado a formação dos alunos.