Este painel traz três trabalhos que tem como objeto de estudo o ensino médio, mais especificamente a reforma ocorrida entre 2016 e 2017, suas percepções, consequências curriculares e suas relações com a sociedade e as práticas cotidianas da escola. O primeiro trabalho – A reforma do ensino médio: percepção dos professores acerca das implicações nas abordagens didáticas e práticas de ensino – procura esclarecer os posicionamentos e as dificuldades de professores no que se refere à implementação do novo ensino médio na área de ciências da natureza, destacando práticas e percepções dos professores a partir das pressões sofridas exercidas pelos agentes da reorganização curricular. O segundo trabalho – A reforma do ensino médio na rede pública de São Paulo e o trabalho dos professores de língua portuguesa: os impactos para a função docente e a formação acadêmica – apresenta uma investigação sobre o impacto no trabalho docente gerado pela própria reforma, sobretudo na parte que privilegia a oferta dos, assim chamados, aprofundamentos curriculares. O terceiro estudo – A reforma do ensino médio: as relações econômicas e os impactos na escola, na docência, na escolarização e na juventude – busca cotejar e cruzar informações de pesquisas realizadas sobre o ensino médio com as leis vigentes, ante o que discute as perspectivas da reforma, suas limitações e possibilidades.