ESTESIA E FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIRES E SABERES NO GRUPO CRISÁLIDA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 115976 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 1261 "titulo" => "ESTESIA E FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIRES E SABERES NO GRUPO CRISÁLIDA" "resumo" => "O objetivo deste texto é discutir a formação docente, relacionando-a à estesia, a partir da proposição do grupo de formação docente Crisálida Art&ducação em trans)formação, projeto de extensão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC). Como objetivos específicos, visamos apresentar a proposta do projeto de extensão como dispositivo de formação docente; apontar se e de que maneira o crisálida tem afetado a prática docente de seus componentes; Destacar elementos presentes no crisálida que ampliam saberes docentes de seus participantes. Para isso, amparamo-nos em pesquisa de cunho qualitativo, utilizando dados de anotação de nossos encontros, de nossas redes sociais e um questionário aplicado aos membros do grupo. Partimos da perspectiva de uma didática crítica e sensível (d’Ávila, 2022; Duarte Jr, 2004), ludo-estética (Costa, 2022) que respeitasse e ampliasse os sentires e saberes docentes (Pimenta, 2012) desafiando a formação tecnocrática em voga com as políticas neoliberais (Veiga, 2009). Como resultados, os dados nos permitem concluir que espaços ludo-estéticos fazem a formação se tornar mais leve, mas humana, portanto política e técnica, sem ser tecnocrata, e que encontrar espaços coletivos de artistagem faz com que docentes se sintam à vontade para desafiar a lógica de desencanto que paira nos tempos atuais Palavras-chave: Formação docente, didática lúdica, didática sensível." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1261_TB49_09102024105032.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "Alexandre Santi" "autor_email" => "santiagoalexandre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 115976 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 1261 "titulo" => "ESTESIA E FORMAÇÃO DOCENTE: SENTIRES E SABERES NO GRUPO CRISÁLIDA" "resumo" => "O objetivo deste texto é discutir a formação docente, relacionando-a à estesia, a partir da proposição do grupo de formação docente Crisálida Art&ducação em trans)formação, projeto de extensão do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (UFC). Como objetivos específicos, visamos apresentar a proposta do projeto de extensão como dispositivo de formação docente; apontar se e de que maneira o crisálida tem afetado a prática docente de seus componentes; Destacar elementos presentes no crisálida que ampliam saberes docentes de seus participantes. Para isso, amparamo-nos em pesquisa de cunho qualitativo, utilizando dados de anotação de nossos encontros, de nossas redes sociais e um questionário aplicado aos membros do grupo. Partimos da perspectiva de uma didática crítica e sensível (d’Ávila, 2022; Duarte Jr, 2004), ludo-estética (Costa, 2022) que respeitasse e ampliasse os sentires e saberes docentes (Pimenta, 2012) desafiando a formação tecnocrática em voga com as políticas neoliberais (Veiga, 2009). Como resultados, os dados nos permitem concluir que espaços ludo-estéticos fazem a formação se tornar mais leve, mas humana, portanto política e técnica, sem ser tecnocrata, e que encontrar espaços coletivos de artistagem faz com que docentes se sintam à vontade para desafiar a lógica de desencanto que paira nos tempos atuais Palavras-chave: Formação docente, didática lúdica, didática sensível." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1261_TB49_09102024105032.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEXANDRE SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "Alexandre Santi" "autor_email" => "santiagoalexandre@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }